HOME SOCIEDADE
Santo Tirso lança rede de Brigadas verdes

Junho, 05-2025

INICIATIVA ENVOLVE FREGUESIAS, CIDADÃOS E INSTITUIÇÕES

O Município de Santo Tirso promoveu esta manhã, no Parque do Verdeal, em Vila das Aves, o arranque oficial da Rede de Brigadas Verdes. O projeto visa mobilizar a comunidade para a proteção do ambiente e adaptação às alterações climáticas, através de ações locais com impacto direto no território.

A iniciativa insere-se na estratégia municipal de transição climática e energética, alinhada com os compromissos do Pacto Ecológico Europeu, e pretende afirmar Santo Tirso como um território de referência na sustentabilidade e participação cidadã.

As Brigadas Verdes são compostas por cidadãos e organizações ambientalmente conscientes, que se reúnem de forma regular para planear e implementar atividades adaptadas às necessidades específicas das suas freguesias. A sua finalidade passa por intervir ativamente no território, promover o envolvimento da comunidade na resolução dos problemas ambientais,conhecer e dar a conhecer os espaços naturais do concelho, e realizar campanhas de sensibilização e informação ambiental. 

Entre as ações previstas, destacam-se limpezas de espaços naturais, reflorestação, campanhas de sensibilização, caminhadas ambientais, exposições e outras iniciativas de regeneração ecológica e educação ambiental.

Durante a cerimónia, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal, destacou o caráter mobilizador da iniciativa, sublinhando que nasce com “uma missão clara: tornar o nosso concelho uma referência nacional em sustentabilidade, resiliência ambiental e participação cidadã. A resposta global começa na ação local – e é exatamente isso que hoje estamos a fazer.”

O autarca reforçou ainda que “queremos fazer parte da solução. E vamos fazê-lo com o que temos de melhor: as pessoas”. “Só assim conseguimos garantir que Santo Tirso continua a ser um território com visão, com responsabilidade e com coragem para agir. Estamos a dizer, com clareza, que acreditamos numa cidade mais verde, mais justa, mais preparada”, acrescentou.

O projeto conta já com a adesão das 14 Juntas de Freguesia do concelho, num sinal claro de compromisso com a sustentabilidade ambiental à escala local. Estão igualmente envolvidos parceiros estratégicos como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Resinorte, as Águas do Norte e a INDAQUA, reforçando a dimensão colaborativa da iniciativa.

A criação da Rede de Brigadas Verdes representa mais do que a constituição de equipas de voluntariado ambiental – simboliza o empenho de Santo Tirso em construir comunidades mais resilientes, informadas e participativas. A cerimónia incluiu ainda a assinatura dos protocolos de cooperação com as freguesias aderentes.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Santo Tirso reforça o seu papel ativo na luta contra as alterações climáticas, promovendo a cidadania ambiental e incentivando a responsabilidade partilhada na preservação do território.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários