HOME SOCIEDADE
Projeto da CAID é um dos vencedores dos Prémios Caixa Social 2025

Outubro, 20-2025

A candidatura da CAID à 7.ª edição dos Prémios Caixa Social 2025 com o seu projeto “Apoiar Quem Cuida 2.0 – Continuar a Cuidar” foi uma das vencedoras.

De entre as 286 candidaturas elegíveis, a avaliação do júri independente, composto por personalidades de reconhecido mérito e comprovada experiência nas áreas de intervenção desta edição, nomeadamente, Filipe Almeida (Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social); Filipe Santos (Diretor da Universidade Católica); Isabel Mota (ex-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian); Maria Marín (Administradora Não Executiva da CGD) e presidido por António Farinha Morais, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos, premiou o projeto da CAID, reconhecendo-lhe o extraordinário valor na área da Prevenção e Cuidados de Saúde, nomeadamente, no apoio aos Cuidadores Informais.

O projeto “Apoiar quem cuida”, dinamizado pela CAID tem sido financiado pelo PRR no âmbito das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto – UTL Interior Norte. Consiste na disponibilização, à comunidade de Santo Tirso, de um conjunto articulado de serviços de apoio aos cuidadores informais, numa perspetiva de valorização do trabalho desenvolvido pelos mesmos, na grande maioria das vezes, a título gracioso e que tem contribuído de forma significativa para o aumento da esperança de vida dos idosos e pessoas com deficiência/dependência, inviabilizando ou atrasando a institucionalização dos mesmos e favorecendo a permanência da pessoa cuidada no seu meio natural de vida.

Este projeto é inovador na forma articulada como várias entidades se propõem a operar em conjunto para a criação de um serviço que contempla 3 grandes eixos: i) a investigação/avaliação e recolha de dados carateriais e demográficos sobre os idosos/pessoas com deficiência e seus cuidadores; ii) a criação de um serviço de apoio ao cuidador que lhe permita, durante algumas horas por semana ausentar-se do seu domicílio, para a resolução das suas questões pessoais, de saúde, ou até mesmo apenas para descansar; iii) a disponibilização de serviços complementares aos cuidadores e seus dependentes que vão desde a realização de rastreios gratuitos, ações de sensibilização / informação / capacitação, acompanhamento em várias especialidades (enfermagem, nutrição, psicologia, apoio social …).

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários