
Outubro, 24-2025
RECONHECIMENTO DISTINGUE O TRABALHO EM PROL DA SUSTENTABILIDADE E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O Município de Santo Tirso reforçou, uma vez mais, a sua posição de destaque a nível nacional no âmbito das boas práticas ambientais, ao ver 24 escolas do concelho distinguidas com o Galardão Eco-Escola 2024-2025.

Com 24 estabelecimentos de ensino reconhecidos, Santo Tirso alcança o maior número de galardoados Eco-Escola de sempre. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta quinta-feira em Paredes, integrada na celebração nacional do Dia das Bandeiras Verdes e transmitida em direto, tendo contado com a participação de milhares de crianças, professores e autarcas.

Foram distinguidos o Jardim de Infância das Fontaínhas e o Jardim-Escola João de Deus; as escolas básicas de Vila das Aves, S. Tomé de Negrelos, Costa, Bom Nome, S. Martinho do Campo, Quelha, Ribeira, Lage, Olival, Agrela e Vale do Leça, Campinhos, Igreja e Ponte; as escolas secundárias Tomaz Pelayo e D. Afonso Henriques; a escola básica e secundária D. Dinis; os colégios de Santa Teresa de Jesus e de Lourdes; o Instituto Nun’Alvres; e as escolas profissionais de Serviços de Cidenai, Agrícola Conde de São Bento e Oficina.

Foram também reconhecidos como Eco-Agrupamento os agrupamentos de escolas D. Afonso Henriques e de S. Martinho. O Município de Santo Tirso recebeu, ainda, uma Menção Honrosa, pelo desempenho no projeto Rota Concelhia de Ação pelo Clima 2025, que envolveu diversas escolas do concelho.

O Galardão Eco-Escola visa reconhecer o mérito das escolas que se destacam na implementação de práticas sustentáveis e na promoção de uma cultura ambientalmente responsável. A distinção é atribuída anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa, tendo como missão incentivar a participação ativa das comunidades escolares na melhoria do seu desempenho ambiental, assim como reconhecer o esforço das instituições que integram a sustentabilidade nas suas práticas quotidianas.

Sendo um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, é coordenado em Portugal pela Associação da Bandeira Azul de Ambiente e Educação e pela Fundação para a Educação Ambiental. A Câmara Municipal de Santo Tirso é um Município Parceiro deste programa desde o ano letivo 2002/2003.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5