HOME SOCIEDADE
Antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo alvo de requalificação

Janeiro, 28-2026

Estão em curso as obras de requalificação do antigo Centro de Saúde de São Martinho do Campo, num investimento de 1,3 milhões de euros. Espaço dará lugar à Unidade de Saúde Pública da ULS do Médio Ave.

“Esta é uma intervenção que se enquadra numa estratégia alargada de requalificação dos Centros de Saúde do concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, dando nota que está previsto um “investimento de 3 milhões de euros para a requalificação de cinco unidades de cuidados de saúde primários no concelho, com 1,9 milhões de euros a serem financiados pelo PRR e 1,1 milhões pelo orçamento municipal”. 

Para além desta intervenção no antigo Centro de Saúde de São Martinho do Campo, está a terminar a obra no edifício-sede do ACES Santo Tirso e Trofa, e está em curso a requalificação da Unidade de Saúde Familiar de Veiga do Leça. Vão ainda avançar as obras na Unidade de Saúde Familiar de São Tomé de Negrelos e no antigo Dispensário de Santo Tirso.

“A saúde continua a ser uma prioridade neste mandato e, por isso, estamos a investir na reabilitação dos nossos Centros de Saúde, garantindo melhores infraestruturas e condições de atendimento”, atesta o autarca.

Constituído por dois pisos, o antigo edifício do Centro de Saúde de São Martinho do Campo encontra-se num elevado estado de degradação, estando prevista a reabilitação das fachadas, a substituição das coberturas ea alteração das caixilharias por sistemas de maior eficiência térmica, mantendo o traço arquitetónico.

A intervenção vai, ainda, resolver os problemas relacionados com a acessibilidade de utentes de mobilidade reduzida, haverá definição de circuitos exteriores diferenciados e novos acessos ao interior do edifício.

Depois de reabilitado, o edifício acolherá a Unidade de Saúde Pública da ULS do Médio Ave. Com um investimento de 1,3 milhões de euros – 600 mil financiados pelo PRR – a conclusão dos trabalhos está prevista para janeiro de 2027.

Comentários