HOME Cultura
Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso assinala 13º aniversário

Setembro, 23-2025

PROGRAMA ARRANCA ESTE SÁBADO, 27 DE SETEMBRO, COM HORA DO CONTO

O Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrsocelebra 13.º aniversário com um conjunto de iniciativas que decorrem entre 27 de setembro e 12 de outubro. O programa inclui exposições, oficinas, visitas guiadas e atividades educativas abertas a toda a comunidade.

O Centro Interpretativo, instalado na Fábrica de Santo Thyrso, apresenta uma exposição permanente dedicada à história da indústria têxtil local, à importância deste setor no desenvolvimento económico e social e aos novos rumos do têxtil e vestuário, incluindo a indústria da moda. 

No âmbito das comemorações do aniversário, este sábado, dia 27 de setembro, pelas 10h30, realiza-se a “Hora do Conto – A Menina do Linho”, narrada pela autora Ana Anileiro, uma atividade dirigida ao público infantil – maiores de quatro anos – que pretende dar a conhecer o ciclo tradicional do linho. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia para servicoeducativo@cm-stirso.pt, e tem lotação limitada a 20 crianças acompanhadas de um adulto. 

No dia 4 de outubro, a formadora Isabel Guimarães dinamiza, entre as 10h30 e as 12h30 e das 14h30 às 17h30, a “Oficina de Tinturaria”, destinada a famílias e jovens criadores, onde se exploram pigmentos e cores naturais. 

Seguem-se, a 5 de outubro, duas sessões das “Oficinas de Estamparia Manual” (09h30–11h00 e 11h30–13h00), também orientadas por Isabel Guimarães, que permitem aos participantes experimentar técnicas de impressão sobre tecido. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para museus@cm-stirso.pt.

O Dia Mundial do Algodão, celebrado a 7 de outubro, motiva, ainda, a realização de “Oficinas Têxteis” dirigidas aos alunos do ensino básico em Santo Tirso e S. Tomé de Negrelos, com sessões de fiação e tecelagem dinamizadas por Marisa Queirós e Ana Velez. As oficinas “Oficina de Fiação – a Alma do Tecido” e “Oficina de Tecelagem. Da noção ao Tecido” têm como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância das fibras têxteis, os processos de produção e a sustentabilidade no setor.

Paralelamente, estará patente, até 12 de outubro, a exposição “A Tradição do Linho em Santo Tirso”, na Sala da Máquina, que dá a conhecer o património e a história dos trabalhos do linho nas freguesias do concelho. Entre 8 e 11 de outubro, decorrem visitas guiadas a esta exposição, permitindo conhecer o papel histórico e cultural desta atividade no Vale do Ave. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para museus@cm-stirso.pt. Também até 12 de outubro, é possível visitar a mostra “Fios da Terra”, de Fernando Rei, que percorre as diversas fases do ciclo do linho, desde a sementeira até ao tecido final.

A entrada no Centro Interpretativo e a participação nas atividades são gratuitas, sendo algumas iniciativas sujeitas a inscrição obrigatória. 

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários