HOME SOCIEDADE
Santo Tirso apresenta dispositivo municipal de defesa da floresta contra incêndios

Maio, 30-2029

AÇÕES DE VIGILÂNCIA E PRIMEIRA INTERVENÇÃO DECORREM ENTRE 1 DE JUNHO E 30 DE SETEMBRO

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou ontem o Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A cerimónia, que decorreu em frente à sede da Junta de Freguesia de Agrela, contou com a presença de diversas entidades parceiras e meios operacionais que integram o dispositivo.

Composto por um total de quase 30 equipas, oDispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios tem como objetivo manter o número reduzido de ocorrências de incêndios rurais, assegurar baixos níveis de danos e promover o envolvimento das comunidades nas ações de prevenção e autoproteção.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destacou o caráter estratégico da proteção da floresta e o papel ativo das comunidades, afirmando que “todos os anos, quando apresentamos este dispositivo, não mostramos apenas números e meios. Afirmamos um compromisso claro: estamos preparados, estamos vigilantes e, acima de tudo, estamos juntos”.

O autarca reforçou ainda a importância da prevenção como pilar central da estratégia municipal: “A melhor forma de combater um incêndio é evitá-lo. E essa missão começa muito antes do verão, com a limpeza dos terrenos, o ordenamento florestal, o trabalho incansável dos sapadores e técnicos, e a colaboração da população. Prevenir é o primeiro combate”.

“Temos desenvolvido anualmente um trabalho de prevenção muito importante ao nível da limpeza de terrenos, numa área total de 60 hectares, entre terrenosdo município e de competência do município no âmbito do sistema de gestão integrada de fogo rurais”, afirmou o autarca. Somados os trabalhos executados pelas demais entidades com competências de manutenção das faixas de gestão de combustível, a área limpa em 2025, até ao momento, é de cerca de 150 hectares.

Alberto Costa destacou também o papel das juntas de freguesia na proximidade com os cidadãos, afirmando que “a descentralização de competências tem sido uma aposta ganha, seja nos pedidos de autorização para a realização de queimadas, no reporte de terrenos por limpar ou no contacto direto com os cidadãos”.

O Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Santo Tirso integra as três corporações de bombeiros do concelho através de equipas de intervenção permanente e de equipas de combate a incêndios florestais, equipas de sapadores florestais, equipas de logística de apoio a combate, equipas de proteção florestal da GNR, equipas do comando da GNR de Santo Tirso e de Vila das Aves, equipas da PSP, equipas da Polícia Municipal, e uma equipa de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Agrela.

Estão disponíveis, também, equipas de patrulha a cavalo da GNR e equipas da Associação de Empresas do Setor Papeleiro e de Celuloses. Acresce a este dispositivo de prevenção os restantes meios dos corpos de bombeiros,que poderão ser mobilizados em função da evolução das ocorrências. Poderão, ainda, ser mobilizados, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, outros meios complementares de apoio ao combate e rescaldo, como retroescavadoras e máquinas de rasto.

As ações de vigilância e de primeira intervenção iniciam a 1 de junho e prolongam-se até 30 de setembro.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários