
Abril, 21-2025
O Programa de Prevenção e Controlo da Vespa Velutina 2025 já está em ação no Município de Paços de Ferreira
Com a chegada da primavera e o aumento das temperaturas, as vespas fundadoras já começaram a sair da hibernação para iniciar novos ninhos. Este é o momento mais eficaz para agir!
Capturar as vespas fundadoras agora é essencial para evitar a formação de colónias durante os próximos meses. É no início da primavera que as vespas fundadoras iniciam a sua atividade com a formação de um ninho primário, de pequenas dimensões, depositando os primeiros ovos de onde nascerão 20 a 30 vespas. Cada vespa irá formar um ninho secundário que pode acolher cerca 2000 vespas e centenas de fundadoras.
Instalar armadilhas seletivas nesta fase ajuda a reduzir drasticamente a população da espécie invasora, protegendo as abelhas, os ecossistemas e a segurança das pessoas.
Assim, o Município, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), já deu início à colocação das armadilhas seletivas para capturar a vespa fundadora. Estas armadilhas estão distribuídas por todo o território do concelho, em locais estrategicamente selecionados e georreferenciados, com base na existência de ninhos detetados no ano anterior.
Após a colocação das armadilhas, são realizadas ações de monitorização, que incluem a troca dos atrativos e a contagem das vespas capturadas.
Destacamos que, o SMPC já capturou as primeiras vespas velutinas do novo ciclo biológico de 2025, numa armadilha instalada durante todo o ano em parceria com o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.
🔧 Se é apicultor, agricultor ou apenas um cidadão atento, informe-se sobre:
• Onde e como colocar armadilhas;
• Que tipo de isco utilizar;
O Serviço Municipal de Proteção Civil recomenda a importância de a população reportar a presença de ninhos, através do email geral@cm-pacosdeferreira.pt para que se possa agir de forma rápida e eficaz na destruição dos ninhos primários.