Março, 03-2025
FORAM INTERVENCIONADOS MAIS DE 155 MIL METROS QUADRADOS E PLANTADAS QUASE 10 MIL ÁRVORES
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça observou, esta manhã, o progresso do projeto de restauro ecológico no concelho de Santo Tirso.
Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e do conselho executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, acompanhado por Artur Branco, diretor executivo da Associação, e por Ana Maria Ferreira, vereadora do Ambiente, realizou esta manhã uma visita de trabalho pelas margens do Rio Leça.
O objetivo foi observar o progresso do projeto de Reabilitação da Rede Hidrográfica do Rio Leça no território do município. Artur Branco conduziu a visita, acompanhado por guarda-rios da Associação.
A visita iniciou na Ponte da Rosinha, em Água Longa, seguindo para o açude com escada de peixe e para a Ribeira do Pisão. Passando pela ponte entre Água Longa e a Agrela, a visita seguiu para o açude da Ponte do Pau, dirigindo-se em seguida para a Ponte Velha da Reguenga e para a Ponte das Cabras em Refojos, terminando no lugar de Pereiras, em Monte Córdova.
José Pacheco, Patrícia Pereira, Márcio Pinho, Luciano Cruz e Andreia Correia, presidentes das Juntas de Água Longa, Agrela, Reguenga, Carreira e Refojos de Riba de Ave, e Monte Córdova, acompanharam a parte da visita correspondente a cada uma das freguesias.
Entre junho de 2023 e novembro de 2024, estiveram em execução as obras integradas no projeto de Reabilitação da Rede Hidrográfica do Rio Leça. Financiado pelo programa REACT-EU, o investimento no concelho de Santo Tirso foi de quase 700 mil euros.
Este apoio permitiu fazer diversos tipos de intervenções no Rio, como a recolha de resíduos e vegetação exótica invasora, a intervenção nas margens e no próprio leito recorrendo a engenharia natural (como a criação de anfiteatros naturais e de escadas de peixe, beneficiando a estabilização das margens, a paisagem e a biodiversidade) e à replantação das margens, e a melhoria da qualidade e abundância da água.
Neste período de tempo, foram removidas do rio cerca de 100 toneladas de resíduos, com corte e limpeza seletiva em mais de 155 mil metros quadrados de terreno e contenção de espécies exóticas em quase 150 mil metros quadrados. Já o reperfilamento de leito e margens do Rio foi feito em quase 4500 metros cúbicos.
Foram plantadas quase 10 mil árvores e quase 4300 arbustos, tendo sido intervencionados dois antiteatros (num total de 250 metros cúbicos), duas rampas de peixes e cinco açudes. Atualmente, estão também a recolher dados no leito do Rio Leça uma sonda de nível hidrométrico e duas de qualidade de água.
O Corredor do Rio Leça estende-se por 48 quilómetros (a totalidade do percurso hidrográfico do Rio Leça), abrangendo uma população de cerca de 500 mil pessoas. Constituída em 2021 pelas autarquias de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça tem como objetivo a despoluição, reabilitação ecológica e valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do corredor verde do Leça.
Para mais informações sobre o projeto de Reabilitação da Rede Hidrográfica, consultar a página da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça em: https://corredor.rio-leca.pt/react-eu-2023/.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5