Fevereiro, 12-2025
ANA PAULA MARTINS COMPROMETEU-SE A AGENDAR AUDIÊNCIA
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se esta manhã a Lisboa para entregar pessoalmente uma Carta Aberta à Ministra da Saúde.
Face ao silêncio de Ana Paula Martins, Ministra da Saúde, em relação à solicitação urgente de audiência, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, deslocou-se esta manhã a Lisboa com o objetivo de entregar pessoalmente uma Carta Aberta à Ministra.
Ao receber o documento em mãos na Assembleia da República, a Ministra comprometeu-se a responder ao pedido de audiência de Alberto Costa e a encontrar uma data para agendar a audiência. Na Carta Aberta, o presidente relembra o lamentável contexto em que surge o documento.
Em dezembro passado, o Governo celebrou um protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para retirar da esfera pública a gestão do Hospital de Santo Tirso, que integra a Unidade Local de Saúde do Médio Ave. Foi imediatamente solicitada uma audiência urgente à Ministra por parte da Câmara Municipal, com o fim de esclarecer esta decisão inesperada do Governo.
Nas semanas que se seguiram, Alberto Costa reuniu com o Conselho de Administração da ULS Médio Ave, com os representantes dos profissionais de saúde e com a Misericórdia de Santo Tirso, tendo também entrado em contacto com os autarcas da Trofa e de Famalicão.
“Em todas as reuniões que realizei e contactos que estabeleci, ficou claro que ninguém conhecia os contornos da retirada da gestão pública a um dos dois hospitais da ULS Médio Ave”, assinala o presidente.
Desta forma, na Carta Aberta são endereçadas onze questões essenciais a Ana Paula Martins, reforçando-se que “as populações e os profissionais de saúde merecem respostas”.
“O silêncio não pode ser a resposta para uma questão que atinge cerca de 250 mil utentes/habitantes dos Municípios de Santo Tirso, Trofa e Famalicão”, termina Alberto Costa.
Já a 12 de janeiro tinha sido aprovada, em reunião de câmara, a “Moção em defesa da gestão pública do Hospital de Santo Tirso”, documento que será apreciado e votado na próxima Assembleia Municipal.A Carta Aberta segue em anexo na íntegra.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5