HOME Atualidade
Corredor do rio Leça traz workshop ao MIEC
Imagem Município De Santo Tirso

Fevereiro, 10-2025

ABERTURA DO WORKSHOP DESTA MANHÃ FOI FEITA POR ALBERTO COSTA, PRESIDENTE DO MUNICÍPIO E DA ASSOCIAÇÃO

O II Workshop de Participação Pública da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça decorreu hoje no Museu Internacional de Escultura Contemporânea. Durante toda a manhã, os participantes tiveram oportunidade de debater e desenvolver ideias para melhorar o Rio Leça.

Esta manhã, o auditório do Museu Internacional de Escultura Contemporânea recebeu o segundo workshop do ano da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. Em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o II Workshop de Participação Pública sobre o Rio Leça decorreu no âmbito do programa LIFE-TA.

Santo Tirso tomou posse em janeiro da presidência do conselho executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, é, assim, também presidente do órgão executivo da Associação.Foi neste contexto de representação dupla que Alberto Costa deu as boas-vindas a todos os inscritos no workshop.

Com casa cheia, o presidente explicou que o LIFE-TA será uma das prioridades para 2025, já que é uma peça fundamental para a consolidação da atuação da Associação no território da sua bacia hidrográfica.“Necessitamos de boas ideias e nada melhor do que recolher ideias através da participação pública, que é o que estamos hoje aqui a fazer: este é um dos vários Workshops Participativos para incluir o máximo de medidas de ação identificadas pela população, e aumentar as possibilidades do seu financiamento e execução”, explicou o presidente.

“Se este processo correr bem, teremos uma excelente oportunidade de candidatar a Associação a um projeto ainda mais ambicioso, o LIFE- SIP, que poderá financiar as melhorias no Leça com um horizonte de 10 anos”, acrescentou ainda.António Santos, chefe da Divisão de Planeamento e Informação da APA, disse também algumas palavras para finalizar a abertura do evento, antes de passar a palavra a Artur Branco, diretor executivo da Associação.

Arrancando com o workshop propriamente dito, Artur Branco começou por fazer uma pequena contextualização da Associação, do projeto LIFE-TA e das medidas do Plano de Gestão de Região Hidrográfica.Os participantes foram, de seguida, divididos em três grupos.

O primeiro ficou com o tema “Monitorização e Conhecimento”, debatendo como melhorar o conhecimento sobre o Rio Leça. Ao segundo coube o tema “Infraestruturas Verdes e Reabilitação”, analisando como reabilitar o Rio de forma sustentável.

Já “Uso Eficiente no Turismo” foi o tema atribuído ao terceiro grupo, que se ocupou a trocar ideias sobre como pode o turismo valorizar o rio de forma eficiente.Todos os contributos propostos e debatidos nestes Workshops de Participação Pública têm como finalidade, tal como esclareceu Alberto Costa, ser integrados na aplicação do projeto LIFE-TA.

Desta forma, a população pode contribuir ativamente para o trabalho de proteção do Rio Leça.O projeto LIFE-TA insere-se no Programa LIFE, um instrumento financeiro europeu para o ambiente e a ação climática, com vista a contribuir para a biodiversidade e conservação da natureza, bem como para a transição para uma economia sustentável, circular, climaticamente neutra e resiliente.

Os projetos TA são projetos categorizado como de assistência técnica, e os SIP são projetos estratégicos integrados.O Corredor do Rio Leça estende-se por 48 quilómetros (a totalidade do percurso hidrográfico do Rio Leça), abrangendo uma população de cerca de 500 mil pessoas. Constituída em 2021 pelas autarquias de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça tem como objetivo a despoluição, reabilitação ecológica e valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do corredor verde do Leça.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários