HOME Cultura
Rondas convida a conhecer história da Ponte Romana de Negrelos

INICIATIVA ACONTECE DIA 25 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 10H00

Promovido pela Câmara de Santo Tirso, o programa “Rondas” convida a conhecer pontos de interesse do Município no último sábado de cada mês. No dia 25 de novembro, entre as 10h00 e as 13h00, a visita passa pela ponte de São Martinho do Campo, vulgarmente designada por Ponte de Negrelos, numa sessão de Turismo de Memória.

A ponte de São Martinho do Campo, também conhecida por Ponte de Negrelos, é uma notável obra de engenharia romana que, apesar das várias intervenções de conservação e restauro, manteve a sua integridade estrutural, sendo possível perscrutar inúmeras realidades históricas.

A 25 e 26 de março de 1809, a ponte, que faz a ligação com a freguesia de Moreira de Cónegos, foi palco da heroica tentativa de defesa da passagem da ponte, por parte dos habitantes de São Martinho do Campo, à progressão do 31º regimento das tropas francesas comandadas pelo reputado General Jardon, que ali viria a falecer.

A ponte de Negrelos tem, por isso, elevada relevância patrimonial, cuja importância ultrapassa o âmbito local, uma vez que documenta uma realidade histórico-arqueológica. Assim, o professor José Queijo Barbosa, aceitou o convite do Município e vai fazer uma apresentação dos acontecimentos ocorridos na ponte, cuja construção remonta aos séculos I e II d.C.

O ponto de encontro está marcado na Loja Interativa de Turismo, pelas 10h00. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link http://forms.gle/W1oKsSK8zvu9enct5. O Município assegura o transporte para o local, até ao limite da capacidade do autocarro.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários