
Maio, 26-2026
Luís Filipe Maia
A Associação Cultural Popular de Bombos e Concertinas “Os Cordovenses” promoveu, no passado dia 24 de maio, mais uma edição do Encontro de Bombos, iniciativa que voltou a reunir dezenas de pessoas em Redundo, na freguesia de Monte Córdova.
Na sua 22.ª edição, o evento confirmou o estatuto de referência no panorama cultural local, proporcionando uma tarde marcada pela música tradicional, pelo convívio e pela valorização das raízes populares portuguesas.
Além do grupo anfitrião, participaram no encontro o Grupo de Bombos Os Lateiros de Roriz, Grupo de Bombos I Love Salvador, Grupo de Bombos Ecos de Cristelo e Grupo Tiros&Bombos, que animaram o recinto com atuações de grande energia e forte ligação às tradições culturais.
A organização foi amplamente elogiada pela forma cuidada como preparou toda a iniciativa, garantindo excelentes condições de acolhimento aos grupos participantes e ao público presente. O ambiente vivido ao longo da tarde destacou-se pela boa disposição, espírito de partilha e forte envolvimento da comunidade.
O bar aberto ao público e toda a logística montada pela associação contribuíram igualmente para o sucesso da iniciativa, demonstrando o empenho e dedicação dos elementos de “Os Cordovenses” na preservação e dinamização da cultura popular.
Com mais de duas décadas de história, o Encontro de Bombos de Monte Córdova continua a afirmar-se como um dos momentos mais importantes do calendário cultural da freguesia, reforçando a importância das associações locais na promoção das tradições e do associativismo.