HOME SOCIEDADE
Programa “Desperdicio Zero arranca nas cantinas escolares

INICIATIVA PRETENDE DIMINUIR RESTOS ALIMENTARES

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, esteve, esta segunda-feira, na EB 1 da Ermida a assinalar o Dia Mundial da Alimentação. Durante a iniciativa, que incluiu um showcooking, o autarca anunciou o arranque de um programa para monitorizar o desperdício alimentar nos refeitórios escolares.

“Depois de sermos pioneiros na promoção da alimentação saudável, com a criação do programa ‘Crescer para Cima’, que inclui ações de showcooking, exercício físico e sessões de sensibilização,avançamos com uma medida que pretende combater o desperdício alimentar nas cantinas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

O programa “Desperdício Zero” vai monitorizar o desperdício alimentar, pesando, uma semana por mês, os restos de comida nas cantinas do segundo ciclo e ensino secundário. A medida abrange todos os agrupamentos escolares, nomeadamente os refeitórios da Escola Secundária D. Afonso Henriques, Escola Básica Ave, Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, Escola Básica e Secundária D. Dinis, Escola Secundária Tomáz Pelayo, Escola Básica de Santo Tirso e Escola Básica de São Martinho. No final do ano letivo será conhecida a escola com melhor desempenho.

Paralelamente, serão tomadas outras medidas que pretendem ir ao encontro da sustentabilidade, como a eliminação das saquetas dos talheres, substituídas por novas soluções de segurança e higiene alimentar como a colocação de acrílicos nos suportes do faqueiro.

“Só com esta medida estimamos poupar, anualmente, duas toneladas de papel”, referiu o autarca após o showcooking sustentável realizado pelo professor Luís Coelho, da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento.

No mesmo sentido, de forma a incentivar formas de acondicionamento do lanche não descartáveis, todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo receberam, neste Dia Mundial da Alimentação Saudável, um saco de pano do “Esticadinho”, a mascote do programa “Crescer para Cima”.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários