HOME SOCIEDADE
Programa “Diabetes em Movimento ” arranca em Santo Tirso

A partir de 2 de outubro, 30 pessoas com diabetes tipo 2 passam a ter sessões de exercício físico no Pavilhão Desportivo Municipal, no âmbito do programa nacional “Diabetes em Movimento”. Esta é uma iniciativa que pretende proporcionar uma solução concreta e multidisciplinar de atividade física a esta população.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, o ACES Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa da Administração Regional de Saúde do Norte e o Centro Hospitalar do Médio Ave, o programa “Diabetes em Movimento” arranca em Santo Tirso.

Coordenado pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, o projeto vai proporcionar, a 30 pessoas com diabetes tipo 2, sessões de exercício físico.

As sessões irão decorrer às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 17h30 e as 19h00, e serão dinamizadas profissionais de desporto e por profissionais de saúde do ACES.

“Este é um projeto que abraçámos no âmbito da nossa Estratégia Municipal de Saúde, é muito importante na medida em que a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública no nosso país, com grande incidência na nossa região”, explica o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que “a atividade física é um dos pilares para o controlo da doença, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”.

Segundo dados da Direção-Geral de Saúde, há mais de um milhão de pessoas com diabetes, em Portugal, o exercício físico ajuda a controlar a doença na medida em que melhora o controlo metabólico, reduzindo o risco de doença cardiovascular.

A participação no “Diabetes em Movimento” é gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros dos Centros de Saúde de Santo Tirso e do Centro Hospitalar do Médio Ave.

O programa foi desenvolvido de acordo com as recomendações internacionais de atividade física para o controlo da diabetes tipo 2 e para a prevenção de quedas. Para além de sessões de exercício físico, terão lugar sessões de educação para a saúde em temas fundamentais para a prevenção das complicações associadas à doença.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários