HOME Geral
Castro do Monte Padrão

 

 

By: Luis Ribeiro

Um dos locais desta freguesia com mais interesse histórico é a estação arqueológica do Monte do Padrão .
Este Castro do Monte Padrão é constituído por vestígios de um povoado que habitou num dos pontos mais elevados do concelho de Santo Tirso, tendo sido construído no século IX a.C. e ter-se-á mantido povoado até à Baixa Idade Média.
Existem vários vestígios de que este povoado tenha sido romanizado, comprovado pela existência das ruínas de duas habitações de grandes dimensões de planta rectangular e quadrangular, esta última chamada de “Domus”, que na Roma Antiga servia para treinar gladiadores, aqui suponho que teria outros fins.
Foi neste local que Santo Tirso estabeleceu a primeira ligação simbólica e religiosa a São Rosendo, certamente um dos mais ilustres tirsenses, umas das principais personalidades históricas da cristandade medieval do Noroeste Peninsular, imortalizando-o assim com uma capela em sua honra e devoção no ponto mais alto do castro, que terá sido fundada na Alta Idade Média.

Localização GPS do Monumento: N 41° 18.781 W 008° 26.976

O Centro Interpretativo do Monte Padrão, aberto ao público em Abril de 2008, constitui a pedra basilar do projecto de estudo, musealização e dinamização da estação arqueológica, cujo propósito visa disponibilizar valências de natureza pedagógica, museológica e de apoio ao trabalho de investigação.

Horário

(abril a setembro)

Terça a sexta-feira: 9h00 – 17h30

Sábados, domingos: 14h00 – 19h00

Encerra às segundas-feiras e feriados nacionais.

(outubro a março)

Segunda a sexta-feira: 9h00 – 17h30

Encerra aos feriados nacionais.

Entrada gratuita

Contactos

Centro Interpretativo do Castro do Monte do Padrão
Rua do Castro do Padrão, 137
Lugar de Quinchães
4825-284 – MONTE CÓRDOVA STS
Tel. 252 857303 / E. mail mmap@cm-stirso.pt

Comentários