HOME Atualidade
Casfil assinala 40º aniversário com doação de uma escultura ao município

OBRA DE PAULO NEVES FOI INSTALADA NA ZONA EMPRESARIAL DA ERMIDA

A comemorar 40 anos de atividade, a empresa Casfil, assinalou a data com a doação de uma escultura ao Município. “Movimento”, da autoria do escultor Paulo Neves, foi instalada na entrada da Zona Empresarial da Ermida.

“A Casfil está duplamente de parabéns, não só pelos 40 anos de atividade e pelo importantíssimo contributo que dá ao tecido económico do concelho, mas também pela contínua aposta que faz na dimensão cultural e social do meio onde está inserida”, referiu esta terça-feira o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, na cerimónia que assinalou a doação da escultura.

Para o autarca a nova escultura vem “valorizar e dignificar uma das mais importantes Áreas de Acolhimento Empresarial do Município” para além de “rafirmar a ligação de Santo Tirso à arte pública”.

Da autoria do escultor Paulo Neves, a obra, instalada na entrada na Zona Empresarial da Ermida, junto à unidade de produção da Casfil de Santo Tirso, foi inspirada na peça de uma máquina industrial.

“Em 1995 tivemos um acidente com uma máquina de impressão que acabou por ter que ser desmantelada, na altura achei tão importante uma roda dentada que a compunha, que pedi para guardarem a peça já com a ideia da escultura”, explicou o fundador da Casfil, Luís Ferreira Pinto.

A ideia foi agora trabalhada em mármore por Paulo Neves dando forma a “Movimento” que, segundo o escultor, surge da relação entre o passado e o presente: “O passado é o sustento para que hoje as coisas aconteçam”.

Comentários