
O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Felgueiras, ontem, dia 18 de março, identificou um homem de 78 anos por detenção ilegal de 22 aves cinegéticas e uma não cinegética, no concelho de Paços de Ferreira.
No âmbito de uma ação de patrulhamento na localidade de Arreigada, no concelho de Paços de Ferreira, os elementos do NPA procederam ao resgate de 22 aves cinegéticas e uma não cinegética, que se encontravam em cativeiro. No seguimento da ação policial foram levantados três autos de contraordenação, um no âmbito de detenção de espécies cinegéticas, um no âmbito de detenção de espécie não cinegética e outro por falta de registo de atividade de apicultura.
No decorrer da ação foram ainda resgatadas as seguintes aves:
• 10 rolas bravas (Streptopelia turtur);
• Seis pombos torcaz (Columba palumbus);
• Quatro pegas-rabudas (Pica pica);
• Um gaio (Garrulus glandarius);
• Um melro (Turdus merula);
• Um corvo (Corvus corax);
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.