HOME Cultura
Santo Tirso volta a receber o Festival Danças do Mundo no próximo domingo

Julho, 13-2026

Carla Patrícia Nunes

Evento internacional de folclore junta representantes de oito países na Praça 25 de Abril

A cidade de Santo Tirso prepara-se para acolher, no próximo domingo, 19 de julho, mais uma edição do Danças do Mundo, um festival internacional que celebra a riqueza das tradições populares através da música e da dança. O espetáculo terá lugar na Praça 25 de Abril, com início marcado para as 22h00, e a entrada é gratuita.

Integrado entre os mais relevantes festivais de folclore realizados no norte de Portugal, o evento promove o contacto entre diferentes culturas, reunindo grupos de vários pontos do mundo para partilharem as suas expressões artísticas e património cultural.

A iniciativa é organizada pela Casa da Gaia – Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe, em colaboração com o Município de Santo Tirso, reforçando a aposta na valorização da diversidade cultural e no intercâmbio entre povos.

O programa contará com atuações do Folklore Society KUD “LIJEŠĆE”, da Bósnia e Herzegovina, do Folklore Ensemble “Elit”, da Bulgária, do Bafom Sancai – Ballet Folklórico Municipal de San Carlos de Itihue, do Chile, do Grupo Folclórico Escuela de Danza de Cajicá, da Colômbia, do Gruppo Folklorico TRISKELION, de Itália, do Riga Building College Dance Ensemble “Austris”, da Letónia, e do Folklore Ensemble “DZIUGAS”, da Lituânia.

Portugal estará representado pelo Rancho Folclórico S. Tiago de Rebordões, que levará ao palco as tradições etnográficas do concelho de Santo Tirso.

Com a participação de centenas de bailarinos, músicos e cantores, o Danças do Mundo volta a proporcionar uma viagem pelas culturas e costumes de diferentes países, afirmando-se como um palco privilegiado para a divulgação e preservação do património imaterial mundial. A participação é livre e aberta a toda a comunidade.

Comentários