
Abril, 17-2026
Luís Filipe Maia
O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Ferreira, marcou presença na sessão de formação para cuidadores informais intitulada “Cuidar dos nossos é preservar a nossa história – Aprender a cuidar”, que decorreu no passado dia 16 de abril.
A iniciativa, promovida pela Unidade de Saúde Familiar Citânia, teve como principal objetivo capacitar os cuidadores informais do concelho, dotando-os de conhecimentos e competências essenciais para a prestação de cuidados mais seguros, eficazes e informados a pessoas em situação de dependência.
A ação reuniu cerca de 40 participantes, proporcionando não só momentos de aprendizagem, mas também de partilha de experiências, convívio e entreajuda entre cuidadores, reforçando a importância das redes de apoio informal na comunidade.
A formação contou ainda com os contributos de Mónica Cardoso, Diretora do Departamento da Saúde, Integração e Inovação Social, e de Alexandra Carneiro Martins, psicóloga clínica do mesmo departamento, que abordaram diferentes dimensões do cuidar, desde aspetos técnicos a questões emocionais.
O Município destacou e agradeceu à USF Citânia pela dinamização desta iniciativa, bem como pelo convite endereçado, sublinhando a relevância de ações que valorizam e apoiam o papel fundamental dos cuidadores informais na sociedade