
Fevereiro, 13-2026
Luís F. Maia
A povoação de S. Miguel do Couto prepara-se para viver, nos dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2026, as tradicionais Festas em Honra de São Rosendo, um dos momentos mais aguardados do calendário religioso e cultural local.
O programa tem início no sábado, 28 de fevereiro, logo pela manhã, com a concentração do Grupo Zés Pereira e musical “Os Divertidos”, junto à imagem de São Rosendo, em Santo Tirso. Segue-se, a partir das 9h00, a arruada pelas ruas de S. Miguel, que animará a freguesia ao longo de todo o dia. À noite, a música assume o protagonismo com a atuação do grupo Amigos de São Rosendo, seguida do concerto da Banda Lagoa, culminando com um espetáculo de fogo de artifício.
No domingo, 1 de março, as celebrações retomam com a concentração e entrada da Banda de Música Filarmónica Gafanhense, que acompanhará os principais momentos religiosos do dia. Às 11h00 será celebrada a Eucaristia Solene em Honra de São Rosendo, um dos pontos altos das festas. Durante a tarde, destaque para a entrada dos escuteiros do Agrupamento 400 de Burgães, o concerto da Filarmónica e a celebração da Palavra, seguida da procissão em honra de São Rosendo, que percorrerá as ruas da freguesia.
As Festas em Honra de São Rosendo continuam, assim, a afirmar-se como um momento de forte identidade local, reunindo residentes e visitantes em torno da fé, da cultura e do espírito associativo de S. Miguel do Couto.
O encerramento das festas será assinalado com nova sessão de fogo, num ambiente de convívio e partilha que une tradição religiosa, música popular e animação comunitária.
