HOME Cultura
Centro Cultural de Vila das Aves apresenta exposição de Isabel Rosas

Janeiro, 29-2026

O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves recebe, entre 2 e 28 de fevereiro, a exposição Dos Dedos à Relíquia, da artista tirsense Isabel Rosas. A mostra tem entrada gratuita e convida o público a uma reflexão profunda sobre memória, corpo e representação visual.

A exposição propõe um percurso visual e conceptual onde o corpo surge como vestígio — fragmento, metáfora ou relíquia — afirmando-se como testemunho de presença e suporte de memória. Em vida ou após a morte, o corpo é abordado como um elemento de resistência ao esquecimento, carregado de significado simbólico e material.

Partindo dessa materialidade, Dos Dedos à Relíquia explora a relação ritualizada com aquilo que desaparece, cruzando referências à tradição sacral das relíquias com práticas contemporâneas de arquivo. O diálogo entre passado e presente constrói-se através de gestos, imagens e objetos que evocam processos de conservação, contemplação e reinscrição da memória.

Isabel Rosas é artista e designer, desenvolvendo o seu trabalho sobretudo nas áreas do design editorial e da cerâmica. A sua prática investiga a forma como as imagens são enquadradas, mediadas e interpretadas, explorando o espaço editorial como um território expandido onde diferentes escalas, superfícies e dispositivos se cruzam para criar novas narrativas visuais.

A investigação da artista parte da ideia de “ver através de uma janela” — seja ela um livro, um ecrã ou um objeto — utilizando o arquivo, a cerâmica e a imagem, em movimento ou estática, como meios de construção narrativa e de preservação da memória.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, e aos sábados, das 14h30 às 18h30, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários