HOME Geral
800 mulheres no Jantar Feminino de apoio a Joaquim Couto

Foi uma grande noite para Joaquim Couto e para a candidatura “Santo Tirso em Boas Mãos”: 800 mulheres aderiram ao “Jantar no Feminino” de apoio ao candidato socialista à presidência da Câmara Municipal, que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso, na sexta-feira, 1 de Setembro.

Foi uma grande manifestação feminina de apoio ao candidato à presidência da Câmara Municipal de Santo Tirso: 800 mulheres foram jantar com Joaquim Couto, o candidato do PS a um segundo mandato consecutivo na presidência da autarquia. Aconteceu sexta-feira, 1 de Setembro, na nave cultural da Fábrica de Santo Thyrso, com alegria, animação e, também, com momentos de emoção. Que o diga Joaquim Couto, também confortado pela presença da família.

“É uma honra e um prazer estar aqui, nesta sala cheia, que é a mais bonita que eu já vi”, começou por dizer a atleta tirsense Sara Moreira, mandatária da candidatura de Joaquim Couto para as mulheres e promotora do “Jantar no Feminino”.

A campeã europeia de atletismo Sara Moreira, que atualmente representa ao Sporting Clube de Portugal, iniciou a sua intervenção observando que “o candidato é masculino, mas apoia as mulheres”. E, a propósito, lembrou que a percentagem de cargos de chefia na Câmara de Santo Tirso ocupados por mulheres ronda os 75%, algo verdadeiramente notável num país onde a igualdade de género no emprego é, muitas vezes, esquecida. “Somos umas privilegiadas por isso e por vivermos no concelho de Santo Tirso”, reforçou Sara Moreira.

Ao mesmo tempo, Sara Moreira destacou simbolicamente algumas das medidas sociais lançadas pela Câmara Municipal sob a liderança de Joaquim Couto, cujos efeitos mais se refletiram nas mães residentes no concelho. Sara Moreira referiu-se, por exemplo, ao apoio municipal ao prolongamento do horário de ATL para que “as mulheres de Santo Tirso possam desempenhar as suas profissões”. Algo que, como destacou Sara Moreira, “é de louvar porque não acontece em todos os concelhos do nossos país”.

Também Sofia Andrade, líder da JS de Santo Tirso, realçou o papel de Joaquim Couto em políticas de proximidade e em medidas de incentivo ao envolvimento dos jovens na vida pública.

Joaquim Couto não estaria à espera daquela que considerou ser “provavelmente, a mais vibrante manifestação de apoio das mulheres de Santo Tirso a um candidato à presidência da Câmara”. O candidato do PS revelou-se, por isso, “emocionado pela enorme manifestação de carinho das mulheres do concelho”. E agradeceu a todas elas a estrondosa jornada de apoio: “Muito obrigado pela vossa presença! Muito obrigado por estarem do meu lado, do lado de Santo Tirso.”

Joaquim Couto dirigiu uma palavra “muito especial” de gratidão a Sara Moreira, que “assumiu com gosto e com prazer a função de mandatária da minha candidatura”, e, também, à sua mulher, presente no jantar.

“As mulheres desempenham um papel insubstituível, não só na família como no mundo laboral”, frisou Joaquim Couto, que classificou o “Jantar no Feminino” também como “uma iniciativa de homenagem às mulheres do nosso município”.

Numa intervenção em que lembrou as políticas municipais dirigidas às mulheres e à promoção da igualdade de género, o candidato do PS afirmou: “A igualdade de género não se anuncia, pratica-se. Em Santo Tirso, a igualdade de género assume contornos concretos que nos permitem dizer que estamos no bom caminho. Desenvolvemos várias iniciativas que promovem a igualdade de género.”

 

Comentários