HOME Cultura
Festival Internacional de Guitarra está de regresso em Santo Tirso

Outubro, 07-2025

CONCERTO DO AUSTRALIANO KEN MURRAY CELEBRA UM DOS MÚSICOS PORTUGUESES MAIS INFLUENTES DO SÉCULO XX

O Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso está de regresso na próxima semana, de 15 a 19 de outubro, com uma programação que reafirma o seu papel enquanto palco de encontro entre culturas, linguagens e gerações. Sob o lema “Confluências – O Som dos Encontros”, a 28.ª edição do festival presta homenagem a Carlos Paredes, no ano em que se assinala o centenário do nascimento de um dos maiores nomes da música portuguesa, cuja genialidade continua a inspirar músicos em todo o mundo.

Uma experiência envolvente, onde a música e a imagem se unem para celebrar a criatividade, a inovação e o espírito intemporal de Carlos Paredes. O recital será protagonizado pelo guitarrista australiano Ken Murray, que irá apresentar um espetáculo único, com projeção de um filme de Joaquim Pavão, realizador, compositor,guitarrista e comissário artístico do festival, numa evocação imersiva e sensorial ao legado do mestre Paredes.

O concerto está agendado para dia 18 (sábado), às 21h30, na Fábrica de Santo Thyrso, num momento que revisitará o legado de Carlos Paredes, oferecendo ao público uma “experiência única e imersiva”, como sublinha o diretor artístico do festival, Óscar Flecha.

O festival abre no dia 15 de outubro, pelas 21h30, também na Fábrica de Santo Thyrso, com “Trovoada”, o mais recente trabalho de O Gajo, um concerto que funde tradição e modernidade, explorando a diversidade de timbres e ritmos da viola campaniça e de outros instrumentos tradicionais portugueses.

Mas os espetáculos de O Gajo e Ken Murray são apenas dois dos oito concertos em agenda, com mais intérpretes de renome, que farão o público levitar ainda até Cuba, com a atuação de Joaquín Clerch (17 de outubro, 21h30), Itália, com o duo Duosfera (16 de outubro, 21h30), Espanha, com Marcos Díaz (17 de outubro, 15h00), e França e Coreia do Sul, com Antoine Boyer & Yeore Kim (19 de outubro, 18h00). Portugal faz-se representar ainda por Tiago Matias (16 de outubro, 15h00) e Pedro Rodrigues (17 de outubro, 18h00).

Paralelamente, o FIGST vai contar com masterclasses, conferências, exposições e atividades pedagógicas, envolvendo músicos, estudantes e a comunidade local.

Das sonoridades clássicas às contemporâneas, passando pelo fado, jazz e música experimental, o Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso continua a afirmar-se como um espaço de descoberta e de partilha artística. Os bilhetes estão disponíveis em stirso.bol.pt.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários