HOME Cultura
Festival Sons no Património arranca em Santo Tirso

Setembro, 03-2025

INICIATIVA COMEÇA ESTA SEXTA-FEIRA NO MOSTEIRO DE VILARINHO E TEM ENTRADA LIVRE

A edição de 2025 da iniciativa Sons no Património, promovida pela Área Metropolitana do Porto, tem início este ano em Santo Tirso, no histórico Mosteiro de Vilarinho. A programação arranca já na sexta-feira, 5 de setembro, com a compositora MALVA, antecedida por um momento dedicado à música e cultura local.

Às 21h00, terá lugar a apresentação do livro “Os Zés Pereira – Uma Cultura Musical do Entre-Douro-e-Minho”, com a presença dos autores e a atuação do grupo de Vilarinho Os Rata Nara. Este grupo local é conhecido por preservar e reinterpretar tradições musicais da região, mantendo vivas as práticas do folclore minhoto e transmitindo-as de forma contemporânea ao público.

Pelas 22h00, sobe ao palco a cantora, compositora e letrista MALVA (Carolina Viana), reconhecida pelo seu universo musical íntimo e experimental, que transita entre o pop alternativo e a música de autor. O seu álbum de estreia, “Vens ou ficas” (2023), recebeu aclamação da crítica e figurou em diversas listas de melhores discos nacionais, enquanto o seu segundo trabalho, “Poros” (2025), confirma o seu percurso singular na música portuguesa contemporânea, explorando novas sonoridades e linguagens poéticas.

O festival, promovido desde 2018 pela Área Metropolitana do Porto em colaboração com os 17 municípios que a compõem, apresenta uma programação diversificada, que vai do folclore eletrónico ao fado, passando pelo blues, pop e outros géneros. O Mosteiro de Vilarinho, com séculos de história, servirá como cenário desta primeira noite. A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários