HOME Cultura
SANTO TIRSO RECEBE DESFILE DO TRAJO POPULAR

Iniciativa decorre no dia 20 de agosto, na praça 25 de abril, pelas 21h30

 

desfile_trajo2016A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Federação do Folclore Português, organiza a 21ª edição do Desfile Nacional do Trajo Português. A iniciativa decorre a 20 de agosto, pelas 21h30.

Numa iniciativa que pretende dar a conhecer a riqueza do Trajo Popular Português, Santo Tirso recebe a 21ª edição do Desfile Nacional do Trajo, dia 20 de agosto, pelas 21h30.

A Praça 25 de Abril vai servir de passerelle a mais de 600 figurantes que provenientes de, aproximadamente, 120 grupos representativos das diversas regiões etnográficas do país vão desfilar com trajos dos finais do século XIX e princípios do século XX. O destaque vai para o desfile de quadros tradicionais como: noivos, romaria, domingo, mar, montanha, entre outros.

Esta é uma iniciativa que, segundo o presidente da Câmara, pretende dar a conhecer as raízes da nossa cultura popular. “É uma celebração do trajar popular português, muito rica pela diversidade apresentada. Vamos ter grupos representativos das diversas regiões etnográficas do país, de norte a sul de Portugal continental e ilhas, para uma verdadeira celebração do trajar popular português e, através deles, dos usos e costumes de um povo,” refere Joaquim Couto.

Os grupos folclóricos de Santo Tirso também estarão presentes representando as tradições de vários pontos do concelho.

Comentários