HOME Cultura
Palheta Bendita regressa de 13 a 15 de Junho

Junho, 08-2025

19.º EDIÇÃO TRAZ SONS DO MUNDO AO PARQUE URBANO DE GEÃO

O festival Palheta Bendita regressa ao Parque Urbano de Geão, em Santo Tirso, entre os dias 13 e 15 de junho. A 19.º edição apresenta uma programação repleta de concertos, oficinas, arruadas,performances e a habitual Feira de Construtores de Instrumentos Musicais. 

Com entrada livre, o evento promete, uma vez mais, afirmar-se como um ponto de encontro multicultural, reunindo músicos, construtores e público em torno da música tradicional e das sonoridades do mundo. 

O festival arranca na sexta-feira, 13 de junho, com a abertura da Feira de Construtores às 18h00, e uma arruada às 19h00, protagonizada pela Escola de Música Tradicional da Ponte Velha. A partir das 21h30, os concertos tomam conta do Palco dos Gansos, com atuações de La Machine, Naaljos Ljom e Fidju Kitxora. A noite termina com o DJ Gaiteirinho, que estará a passar música no Carpe Diem Bar. 

No sábado, 14 de junho, o dia começa com várias oficinas de experimentação musical: gaita-de-fole e sanfona com Nuno Dias e Abel da Silva Gonçalves,batuku com Banderinha Panafrikanistas, e combo de instrumentos com Vasco Ribeiro Casais (OMIRI).

Às 19h00, Banderinha Panafrikanistas atua no Palco dos Patos. A programação da noite arranca com Momi Maiga, seguindo-se Davide Ambrogio e OMIRI, que sobem ao Palco dos Gansos, culminando com a foliada promovida pela Associação Amigos do Sanguinhedo. Já a Feira de Construtores decorre das 14h00 às 21h30.

Domingo é dedicado à música e às oficinas de experimentação. Logo ao início da tarde, Nuno Dias e Paulo Capela orientam a oficina de gaita-de-fole e a caixa de guerra. De seguida, Urbano Ferreira conduz a oficina de dança de pauliteiros, e José Vitorino lidera a oficina de construção de subinas, terminando com a oficina de experimentação de construção de cabeçudos com Augusto Quim.  

Ainda dia 15, há lugar para o espetáculo “Aceitas?” e a atuação do grupo galego Xistra de Coruxo no Palco dos Gansos. A Feira de Construtores mantém-se em funcionamento até às 18h30.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Associação Cultural Tirsense, o festival Palheta Bendita reúne nesta edição participantes de diversos países, reforçando a sua identidade enquanto festival de música e cultura popular a nível nacional e internacional.

Para informações e inscrições nas oficinas, os interessados devem entrar em contacto através do email: oficinas.palhetabendita@gmail.com.

O programa completo pode ser consultado em: https://www.palhetabendita.pt/

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários