HOME Atualidade
Câmara requalifica Conjunto Habitacional de Ringe

Junho, 06-2025

INTERVENÇÃO EM VILA DAS AVES ABRANGE INFRAESTRUTURAS, ESPAÇOS PÚBLICOS, ZONAS DE LAZER E ACESSIBILIDADES 

Já está em curso a obra de beneficiação do espaço público do Conjunto Habitacional de Ringe, em Vila das Aves. Com um investimento superior a 1,5 milhões de euros, a intervenção visa requalificar e valorizar um quarteirão urbano com cerca de 22.650metros quadrados, marcado por um forte caráter residencial e social.

A empreitada da Câmara Municipal de Santo Tirso prevê a requalificação integral do espaço exterior do conjunto habitacional, bem como a beneficiação dos arruamentos contíguos e de acesso ao bairro. Entre as intervenções incluem-se a renovação do espaço de jogo e de recreio, a instalação de um parque infantil e de um campo de ténis, e a melhoria dos percursos de circulação pedonal e das áreas de estadia informal e recreativa, bem como a valorização do circuito de manutenção com pavimentação em betuminoso poroso.

Será também promovida a reorganização e ampliação da capacidade de estacionamento, com um total de 189 lugares, dos quais 6 serão reservados a pessoas com mobilidade condicionada. Quanto aos arruamentos envolventes, serão requalificados com pavimentação em betuminoso nas faixas de rodagem e com passeios em lancil e blocos de betão.

No domínio das infraestruturas, a intervenção contempla a renovação integral das redes de águas residuais e pluviais, de abastecimento de água, de iluminação pública e, ainda, a instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos. Está igualmente prevista a melhoria das redes técnicas existentes, a instalação de novo mobiliário urbano, a requalificação dos espaços ajardinados e a renovação de todos os pavimentos.

Com esta obra, o Município de Santo Tirso reforça o seu compromisso com a qualificação do espaço público, promovendo melhores condições de habitabilidade, mobilidade e bem-estar para os residentes de Vila das Aves e contribuindo para uma cidade mais inclusiva, funcional e sustentável.

A empreitada é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fazendo parte do Plano de Ação Integrado das Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários