
Maio, 29-2025
ESPETÁCULOS TÊM ENTRADA LIVRE
As artes de palco e, em particular, o novo circo e a dança contemporânea, vão marcar as atividades culturais deste fim de semana em Santo Tirso. No sábado, o Parque do Ribeiro do Matadouro acolhe, em estreia, o espetáculo “Hyena”. No domingo, Margarida Montenÿ e Carminda Soares dão corpo a “Simulacro” no Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Num universo distópico e sarcástico surge “Hyena”, um espetáculo que revela a fragilidade da moralidade humana quando confrontada com a ausência de controle e supervisão externa. Com referência ao livro “O deus das moscas”, de William Golding, a peça constrói uma metáfora em relação à efemeridade da civilização e à brutalidade inerente ao ser humano.

“Hyena” convida o público a refletir sobre a natureza do mal e a sua capacidade de se manifestar no Homem quando o mesmo é deixado à própria sorte, sem regras ou leis. Através do circo e do teatro físico, o espetáculo explora a construção da moralidade através das dinâmicas sociais e relações das personagens, englobando aspetos sociais e éticos.

Com direção artística de Carolina Vasconcelos, “Hyena” é o mais recente espetáculo produzido pelo Instituto Nacional de Artes do Circo, em coprodução com o Município de Santo Tirso. O elenco, que integra duas pessoas com deficiência, é constituído por Pedro Freitas, Gabriel Marchini Vertino, María López del Peso e Ivan Buendía Olmedo, que assumem também o papel de cocriadores. Com entrada livre, o espetáculo é apresentado este sábado, dia 31 de maio, às 18h30, no Parque do Ribeiro do Matadouro.

Já domingo, dia 1 de junho, pelas 17 horas, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea acolhe “Simulacro”, um exercício de intimidade, repetição e resistência, numa criação e interpretação de Margarida Montenÿ e Carminda Soares.

Dois corpos em ação contínua exploram os limites da sua proximidade através da natureza degenerativa do gesto. Cria-se um espaço difuso entre o real e o encenado, entre o público e o privado, potenciando-se estados de vulnerabilidade, expectativa e tensão. “Simulacro” parte de um conjunto de ações e gestos presentes no quotidiano das duas intérpretes, atravessado por fragmentos de memórias partilhadas, num exercício lento de transformação dos corpos e das suas pulsões.

Estreado em 2022, “Simulacro” situa-se dentro do campo das artes performativas, trabalhando a interseção entre o circo e a dança, propondo um diálogo transdisciplinar. Este encontro entre Margarida Montenÿe Carminda Soares é também uma forma de pensar a interação e relação de dois corpos, vindos de contextos artísticos e práticas de trabalho distintos, procurando momentos de associação e conflito.

Ambos os espetáculos são de entrada livre. “Simulacro” requer inscrição obrigatória, através do email museus@cm-stirso.pt ou pelo telefone 252 830 410.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5