Março, 31-2025
PROGRAMA ARRANCA JÁ ESTE SÁBADO
O Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso promove O Ciclo do Linho entre os meses de maio e julho. A iniciativa engloba várias atividades e procura dar a conhecer o linho e as suas tradições.
O Ciclo do Linho inaugura-se este sábado, dia 5 de abril, e vai prolongar-se até 19 de julho. A iniciativa vai decorrer na Fábrica de Santo Thyrso, entre as Hortas Urbanas, o Centro Interpretativo e a Sala da Máquina.
Com este Ciclo, o Centro Interpretativo pretende dar a conhecer e apresentar ao público a produção do linho desde a semente à fibra (sementeira e colheita) e, na sua dimensão têxtil, a fiação e a tecelagem desta fibra.
Antes da chegada do algodão a Santo Tirso, com a criação da Fábrica do Rio Vizela em 1845, o linho tinha uma grande difusão e tradição em todo o território. O crescimento da industrialização algodoeira veio afastar os tirsenses desta tradição, que ainda assim se manteve em alguns locais do concelho durante o século XX.
O Município pretende, assim, relembrar estas tradições.O Ciclo do Linho abre este sábado com a realização da atividade “Sementeira de linho galego”, das 09h00 às 11h30, nas Hortas Urbanas.“Arrancada, ripada e molhada do linho” é a atividade seguinte, que se vai realizar a 14 de junho, entre as 09h30 e as 12h30, igualmente nas Hortas Urbanas.
O Ciclo continua já no Centro Interpretativo. Dia 19 de julho é dia de atividade dupla, com “Moagem, espadelagem e assedagem do linho” das 09h30 e as 12h30 e “Fiação e tecelagem do linho” entre as 14h30 e as 17h30.
Em cada uma destas atividades do programa, os participantes terão oportunidade de acompanhar a fase correspondente da produção do linho. Vai estar, ainda, patente uma exposição na Sala da Máquina durante o mês de junho.A inscrição é obrigatória e gratuita, podendo ser feita para museus@cm-stirso.pt ou para 252 809 120.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5