HOME SOCIEDADE
Educação Ambiental chega a quase 2250 alunos do 1º ciclo
Imagem Município de Santo Tirso

Março, 20-2025

PROJETO DE LITERACIA “DAR A VOLTA!” RESULTA DE PARCERIA COM A SUMAA

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a SUMA dinamizaram mais de 50 sessões pelas escolas do município durante os meses de fevereiro e março, com o objetivo de aumentar os índices de reciclagem e de circularidade económica.

O mais recente investimento em literacia ambiental funcional, promovido em parceria entre a autarquia e a SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, levou o projeto “Dar a Volta!” a quase 2250 crianças dos estabelecimentos de ensino de Santo Tirso. Ao todo, foram mais de 50 as sessões de educação ambiental dinamizadas junto do 1º ciclo do ensino básico.

As sessões decorreram durante os meses de fevereiro e março, sendo o objetivo do projeto o de aumentar os índices de reciclagem e de circularidade económica no município. O mote da campanha – “Dar a Volta!” – remete, também ele, para a circularidade, para a possibilidade de valorização e para o empoderamento.

Embora destinada aos alunos do 1º ciclo, a intenção é envolver toda a população, por via de multiplicação da mensagem em rede, junto de familiares e amigos. A campanha recorda procedimentos de combate ao desperdício de recursos, através do encaminhamento de materiais com potencial de valorização para reciclagem, reforçando a importância de cada indivíduo na participação de soluções económica e ambientalmente adequadas.

O desafio de “Dar a Volta!” e de assumir um papel ativo numa economia circular traduz igualmente uma preocupação ecológica – menos poluição e ingerência nos ecossistemas –, temática de especial particular para estas faixas etárias.

O aumento da reciclagem dos diversos tipos de resíduos iria colocar o município de Santo Tirso mais próximo das metas definidas, tanto de diminuição do desvio para aterro de materiais valorizáveis, como de redução do esforço com o tratamento de resíduos. Isto aproximaria o município do valor de 55% de reciclagem de resíduos urbanos definido para 2025.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários