Março, 18-2025
AGENDADO PARA ESTE SÁBADO, O ESPETÁCULO ESTÁ QUASE ESGOTADOO
O auditório do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves vai acolher este sábado à noite, 22 de março, a estreia absoluta de “Nativo”. O projeto é do músico, percussionista e investigador Tiago Manuel Soares, num espetáculo coproduzido pelos municípios de Santo Tirso, Ílhavo (23 Milhas) e Idanha-a-Nova.
Após 20 anos de trabalho e estudo ligados à música de raiz, o músico Tiago Manuel Soares apresenta-se agora a solo num espetáculo pioneiro, com a percussão tradicional portuguesa como ponto central da narrativa.
“Nativo” vai à descoberta de novas estéticas, numa visão contemporânea da diversidade deste património imaterial português, vista aos olhos de artistas atuais que nunca se desconectaram das suas raízes. “Nativo” nasce com o indivíduo, do que lhe é nato e inato, do que está na origem ou é relativo à proveniência, tal como a natureza o produz.
É, por outro lado, o passado no presente, que ao mesmo tempo é futuro. A percussão é o mote, e a dualidade é grande, tal como a ambiguidade: criar uma linguagem contemporânea com instrumentos antigos e populares.
Nascido em 1989, no Porto, Tiago Manuel Soares concluiu o curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo em 2007. Como músico, iniciou a sua formação em percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez e, ao longo dos anos, foi realizando masterclasses com nomes distintos do panorama internacional.
Em 2019, terminou a licenciatura de percussão clássica, pela Universidade do Minho, com Nuno Aroso.Como percussionista e intérprete, conta com 28 álbuns editados. Participou, gravou e pisou o palco com inúmeros artistas e projetos, dos quais destaca Mário Lúcio, Teresa Salgueiro, Nancy Vieira, Lura, António Chainho, Gisela João, Marta P. da Costa, José Valente, José Peixoto, Fred, Retimbrar, Manuel Maio, e Manuel Cruz, entre outros. Como solista, estreou, em recital, obras dos compositores Fernando Lapa, Ângela da Ponte, Filipe Fernandes e Luís Figueiredo, explorando o universo da música tradicional portuguesa, numa vertente erudita, mesclando instrumentos populares e contemporâneos.
Como autor, editou um livro, juntamente com Napoleão Ribeiro (apoiado pela DGARTES – Ministério da Cultura), sobre a cultura musical dos Zés Pereiras entre Douro e Minho. Realizou centenas de concertos em Portugal e atuou em países um pouco por todo o mundo. Em 2023, fez a direção musical do espetáculo de Teatro “Lear”, encenado por Bruno Martins, numa coprodução dos Teatros do Bolhão, Didascália e Dona Maria II.Os poucos bilhetes ainda disponíveis para o espetáculo estão disponíveis na plataforma online BOL, através do link https://shorturl.at/e1fjw. O custo é de 3 euros, com menores de 12 anos (inclusive) a pagarem 2 euros.Para mais informações, contactar cultura@cm-stirso.pt ou 252 830 412(CCMVA).
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5