Novembro, 06 – 2024
Realizou-se, no dia de ontem (5 de novembro), na Casa das Artes de Famalicão, a Cerimónia de entrega dos Prémios de Boas Práticas da Bandeira da Ética, promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).Numa cerimónia em que estiveram representadas cerca de 50 entidades, de todo o país, e para a qual foram realizadas mais de 700 candidaturas, o Clube Desportivo das Aves 1930 viu reconhecido o seu trabalho recebendo a bandeira da ética das mãos do Diretor Regional do IPDJ, Dr. Vítor Dias.Com a atribuição do estatuto de Entidade, o Clube recebeu, assim, a mais alta distinção que o IPDJ/PNED concede.
Este reconhecimento é resultado de um trabalho sério e responsável de todo o Clube, desde os órgãos sociais, aos diversos departamentos, dirigentes, coordenadores, equipas técnicas, staff de apoio, atletas, encarregados de educação, associados e adeptos.São exemplos do trabalho desenvolvido, só no presente ano, as três ações de ações de formação e sensibilização promovidas para todos os agentes desportivos do clube; o reconhecimento do mérito desportivo e escolar; o recebimento de vários cartões brancos por atitudes de fair-play perpetradas pelos nossos atletas e treinadores; a promoção de iniciativas concretas com vista à defesa da igualdade de género no desporto e da proteção de crianças e jovens, como foram as duas conferências realizadas em Março e Junho passados; a elaboração de um código de conduta, um código de ética, um manual de boas práticas e materiais de promoção para um desporto saudável e com valores; a dinamização de ações de solidariedade social; a consolidação do departamento de ética e integridade; entre muitas outras.
Para terminar, no Clube Desportivo das Aves 1930 continuamos a acreditar numa perspetiva humanista e pluralista da atividade desportiva, utilizando o Desporto como instrumento para a realização da dignidade do ser humano. É nisto que acreditamos. O desporto é educação, é cultura, é inclusão, é formação, é saúde, enfim, o desporto é para nós um instrumento privilegiado para a educação e vivência dos valores éticos, humanistas e fundamentais. Nesta medida, este reconhecimento do Clube Desportivo das Aves 1930, faz justiça ao trabalho desenvolvido pelo clube e seus agentes, assim como representa um tónico importante para nos motivar a todos a seguir este caminho.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5