A Câmara Municipal de Santo Tirso tem em curso as obras de requalificação da Rua João Bento Padilha, em Vila das Aves. O projeto enquadra-se no trabalho de qualificação do centro urbano local e envolve um investimento de cerca de 800 mil euros. A obra deverá estar concluída em maio.
A área de intervenção, no âmbito da requalificação da Rua João Bento Padilha, estende-se a outros arruamentos, designadamente à Rua Bombeiro Voluntário e à Rua da Visitação. Também os arruamentos transversais existentes serão alvo de intervenção nos pontos de interseção com a Rua João Bento Padilha, nomeadamente as ruas Senhora da Conceição, Castro Pedras e Dona Eva Machado Guimarães, bem como a Travessa 4 de Abril de 1955.
Conforme o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, adiantou aquando da apresentação do projeto, “a intervenção tem como objetivo dar primazia ao peão, moderar a velocidade de circulação das viaturas através da implementação de medidas de acalmia, optar por pisos mais confortáveis para estimular a mobilidade suave, melhorar o mobiliário urbano e a qualidade do espaço público e, ainda, contribuir para cumprir as metas ambientais acordadas entre o Governo e a União Europeia até 2030”.
Com 7400 metros quadrados de área a intervencionar, a empreitada envolve o melhoramento do desenho da Rua João Bento Padilha, a substituição do piso em paralelo pela pavimentação em betão betuminoso, o alargamento dos passeios, a criação de pequenas praças e zonas ajardinadas e, ainda, a instalação de semáforos de emergência junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves.
Está, também, a ser feito um reordenamento dos lugares de estacionamento, que irão aumentar de 20 para 28, dois dos quais reservados à mobilidade condicionada. Serão, ainda, acrescentadas mais zonas de atravessamento para peões e criadas passadeiras sobre-elevadas para aumentar a segurança, obrigando a uma redução da velocidade das viaturas.
A intervenção na Rua João Bento Padilha envolve, ainda, a plantação de mais 40 árvores novas, para além das 35 já existentes. Estão, igualmente, a ser renovadas as redes de águas pluviais, abastecimento de água, eletricidade e telecomunicações, além da aplicação de três equipamentos enterrados de recolha de resíduos indiferenciados.
Segundo Alberto Costa, “a requalificação da Rua João Bento Padilha está em linha com a revisão do Plano Municipal de Mobilidade sustentável, que passou a incluir Vila das Aves, e corresponde ao cumprimento de mais um compromisso eleitoral”.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5