HOME Cultura
Festival Internacional de Órgão arranca no Mosteiro de São Bento

Setembro, 25 – 2024

CONCERTO DE ABERTURA DO FIO 2024 AGENDADO PARA DIA 27 DE SETEMBRO, ÀS 21H30

Santo Tirso volta a receber, no próximo fim-de-semana, o Festival Internacional de Órgão (FIO), com a realização do concerto de abertura da 10ª edição no Mosteiro de São Bento. O FIO 2024 tem início pelas 21h20, com Repiques de Sinos. Dez minutos depois, segue-se o concerto “Folia Nova – Nova Música Antiga sobre Poesia Portuguesa (Sécs. XV e XVI)”, pelo grupo Sete Lágrimas e pela organista Flávia Castro, com direção de Filipa Faria e Sérgio Peixoto.

A exemplo das edições anteriores, a programação do FIO 2024 decorre em dois municípios vizinhos – Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão – onde está presente a maior concentração, em Portugal, de empresas do ramo da organaria. Em ambos os concelhos são produzidos tubos e componentes para alguns dos mais importantes órgãos do mundo.

A programação prossegue no sábado, 28 de setembro, na Igreja do Mosteiro de Roriz, também em Santo Tirso, com a realização do “Concerto Ecos, Voltas & Negros. A Música Portuguesa do Séc. XVII em Santa Cruz de Coimbra”. Um espetáculo proporcionado pelo ensemble barroco Suave Armonia, com direção de Carlos Meireles.

No dia seguinte, será a vez da Igreja do Convento de São José, em Santo Tirso, receber um concerto dedicado a mulheres compositoras dos séculos XIX e XX, com a apresentação de obras para órgão de Isabel Prota e Carmena, Cécile Chaminade, Fernande Decruck e Florence Smith-Pride. A interpretação estará a cargo de dois músicos provenientes de Espanha: Saskia Roures Navarro (órgão) e Francisco Gil (corne inglês).

Organizado pela Tagus – Atlanticus Associação Cultural, com o apoio dos Municípios de Santo Tirso e Famalicão, o FIO 2024 vai passar, também, pela Escola Básica de São Tomé de Negrelos, onde terá lugar o concerto didático “Música e Meio Ambiente”, com o organista André Carvalho.

A programação completa pode ser consultada em www.festivalinternacionaldeorgao.com.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários