Setembro, 25 – 2024
No passado dia 20 de setembro, realizou-se, em Paços de Ferreira, a 1ª GALA PREMIAR A NATUREZA. A Associação Ornitológica de Paços de Ferreira (AOPF), com o apoio do Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira, organizou um evento onde foram reconhecidas entidades e pessoas ligadas às boas práticas ambientais, comunicação de ciência, cidadania ativa em prol da natureza e outras organizações ligadas à promoção e salvaguarda de aves. O evento decorreu no auditório da Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre elas campeões nacionais e internacionais de concursos de aves domésticas.
Foram galardoados por reconhecimento e mérito, na categoria de Boas Práticas Ambientais as seguintes entidades: Estação de Radar nº2 da Força Aérea Portuguesa (FAP), Parque Biológico de Gaia (PBG), Grupo de Anilhagem e Ornitologia do Porto (GAOP), Associação de Proteção dos Rios Sousa e Ferreira (APRISOF), e a LIPOR- Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto.
Na categoria de Boas práticas Ornitológicas: Armindo Tavares – presidente do Clube Ornitológico o Arlequim-português (única raça de canário português e juiz de Ornitologia de competição; Hugo Santana – criador do Cardinalito-da-Venezuela (Mestre em ciências farmacêutica, publicou livro “O Cardinalito da Venezuela e o seu standard” em 2020 , distribuído para 5 continentes e mais de 40 países); Sr. Vereador Dr. Mário Jorge, do município de Santa Maria da Feira, e o presidente do Comité Mundial, Carlos Ramôa – pela promoção do Campeonato do Mundo de Ornitologia, que se realizará em 2025, em Portugal; Daniel Ferreira – criador de várias espécies de aves;
Na Categoria de Boas Práticas e Comunicação de Natureza foram premiados: Daniel Santos – coordenador do projeto Salamandra Dourada; – António Rosa – fotógrafo de vida selvagem; Jorge Bacelar – médico veterinário/ fotógrafo; Paulo Ferreira – produtor/ realizador/ fotógrafo;
Foram ainda entregues os prémios de Reconhecimento e Mérito a: K9H- CIOPS – equipa cinotécnica de busca e salvamento (Hermínio de Jesus); Bombeiros voluntários de Paços de Ferreira (presidente António de Carvalho) e Bombeiros Voluntários de Freamunde (presidente Mendonça Pinto); Equipa do Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira (Ernesto Gonçalves e Luís Cunha).
Por fim, foram chamados ao palco campeões do mundo de ornitologia, e atribuídos os devidos agradecimentos às entidades que contribuíram para a realização desta 1ª GALA PREMIAR A NATUREZA, em Paços de Ferreira.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5