HOME SOCIEDADE
Foi memorável a festa em honra de Nossa Senhora da Misericórdia de Valinhas

Setembro, 9 – 2024

Apesar de Nossa Senhora da Misericórdia de Valinhas não ser a padroeira de Monte Córdova, é a Ela que a Paróquia e a comunidade dedicam a maior festividade do ano. Com a devida antecedência, a comissão de festas ( Zona 4-Santa Luzia) angariou os fundos necessários para que a Festa tão arreigada no espírito da população Cordovense e não só, fosse, mais uma vez, um verdadeiro êxito.

As celebrações iniciaram na noite de sexta-feira, 6 de Setembro com a Procissão de Velas, da igreja de Monte Córdova até à Capelinha de Nossa Senhora da Misericórdia, num grande momento de fé e devoção. Seguiu-se a atuação da conceituada cantora tirsense, Patrocinia Costa, que animou os presentes com úm brilhante espetáculo.

A edição deste ano destas festividades, foi talvez a mais concorrida dos últimos anos. O Cartaz era inovador e até polémico, mas acabou por ser uma aposta ganha por parte da Comissão de festas. Foram milhares de pessoas que passaram pelo arraial para ver in loco os artistas, mas a parte religiosa também cativou uma moldura humana impressionante.

Assim, no sábado, dia 7 de setembro, logo pela manhã a Associação Cultural Popular de Bombos e Concertinas Os Cordovenses  percorreram as principais artérias das freguesias de Monte Córdova, Carreira e Refojos anunciando o início das festividades.

Pelas 19 horas decorreu uma novena na Capela, sendo que às 21h30 foi tempo de subir ao palco o Grupo Toka & Dança que deram um excelente espetáculo, seguindo-se os conceituados Ecos da Cave. Dois concertos que foram presenciados por milhares de espectadores.

A noite continuou com uma sessão de fogo de artificio de grande qualidade, sendo que depois subiu ao palco o maior humorista do pais, o Grande Fernando Rocha que conseguiu com o seu humor segurar o público até de madrugada.

No domingo foi a vez da parte religiosa, com a entrada da Banda de Musica de Pinheiro da Bemposta, junto à Igreja Paroquial. Às 11h30 decorreu uma Eucaristia na Capela.

Da parte da tarde entrou em cena logo a seguir ao almoço a Banda da União Musical Paramense e logo de seguida a Fanfarra do Agrupamento de Escuteiros de Delães.

Pelas 15h30 aconteceu o ponto alto deste certame, com a majestosa procissão em honra de Nossa Senhora da Misericórdia de  Valinhas, que foi acompanhada por uma numerosa legião de fiéis.

Nesta tarde, a animação ficou a cargo das Bandas de Musica, que no final do dia, perante uma multidão defronte da capela, fizeram as despedidas com uma performance magistral. As festividades encerraram com a passagem de testemunho à nova Comissão e uma grandiosa sessão de fogo de artifício.

Está pois, de parabéns a Comissão de Festas, que conseguiu surpreender pela positiva, fazendo o seu trabalho durante um ano inteiro, com iniciativas de angariação de fundos originais, e um programa festivo diferenciado e inovador, numa aposta arriscada, que foi claramente um sucesso estrondoso. Calaram os mais ceticos.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários