HOME Cultura
“O Leão e o Coelho Saltitão” sobe ao palco a 22 de junho em Santo Tirso

Junho, 14 – 2024

O espectáculo de teatro para a infância “O Leão e o Coelho Saltitão” será reposto pela Companhia de Teatro Os Quatro Ventos no dia 22 de junho de 2024, às 11h00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos).


O Leão e o Coelho Saltitão é um espetáculo de teatro para a infância concebido a partir da história e ilustrações de um livro infantil, ‘desenhado’ para crianças entre os 6 e os 11 anos. A origem do desentendimento entre o Leão, o rei da selva, e o Coelho, o animal mais esperto da floresta. A Floresta Grande atravessa um momento de crise – faltam alimentos para os animais. Um dia, o Leão, sedento por carne fresca e abundante, pede ajuda ao seu amigo Coelho Saltitão. O Coelho desenvolve um plano para acabar com a fome do Leão… mas a injustiça…


A astúcia vence a prepotência – um tema universal recontado por Ondjaki com base num relato tradicional do povo Luvale (região leste de Angola) e ilustrado por Rachel Caiano publicado em livro pela Caminha.

Os autores concordaram e a CT4V cria esta adaptação infantojuvenil para teatro. A experiência de uma leitura não passa só pelas palavras lidas bem alto, baixinho ou sussurradas dentro da nossa cabeça. Ao abrir o livro da Editorial Caminho “O Leão e o Coelho Saltitão” a primeira viagem é feita pelo olhar que salta de ilustração para ilustração.

Os traços a negro de Rachel Caiano sobre pinceladas em tons África são uma festa para a imaginação. No texto Ondjaki mescla sabores de Angola, Portugal e Brasil e é tão violento quanto terno, tão sarcástico como verdadeiro. Não é uma história desinfetada e de fácil pedagogia.

Este espetáculo força o público adulto a rever princípios, necessidades e crenças e a entrar em conversas sem fim à vista com filhos e/ou netos. A relação sintonizada, entre o texto e ilustrações do livro de Ondjaki/Caiano, foi o acender da lâmpada para a criação e improvisação deste espetáculo em que introduzimos, naquele papel e naquela voz, um corpo.


FICHA ARTÍSTICA
DRAMATURGIA: A partir do conto de Ondjaki O Leão e o Coelho Saltitão e das ilustrações de Rachel Caiano – Editora
Caminho | ENCENAÇÃO, CENOGRAFIA, FIGURINOS: Pedro Ribeiro | MÚSICAS: Excertos de Salut Salon “J’ai en moi un
zoo tout entier”; Saint-Saëns “Carnaval dos Animais”; Piazzolla “Escuallo”; Sam Sklair “Angolan Mbira Song”; Pimenta “Tribal
African”; Jimbo Mathus “Lion Sleeps Tonight”. Interpretado ao vivo: Vinicius de Moraes “A Casa”; Tom Jobim “Garota de
Ipanema”. | ELENCO: José Magalhães, Maria Tavares, Marta Costa (Ukelele) | OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Bruno Bernardo
e Francisco Rebelo | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Isménia Leite | PRODUÇÃO: Companhia de Teatro Os Quatro Ventos |

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários