HOME Cultura
Câmara aprova depósito de coleção de artebo Museu de Escultura
DCIM\100MEDIA\DJI_0008.JPG

Maio, 2/2024

“COLEÇÃO AUGUSTO PAIS” INTEGRA 114 PEÇAS E ESTÁ AVALIADA EM 70 MIL EUROS

A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião do Executivo, o contrato que visa o depósito de obras de arte da “Coleção Augusto Pais” no Museu Internacional de Escultura Contemporânea. No total, a coleção é composta por 114 peças de escultura, pintura, gravura e serigrafia, encontrando-se está avaliada em 70 mil euros.

Na reunião de Câmara de hoje, o Executivo aprovou, por unanimidade, a proposta de contrato com Augusto dos Santos Pais, antigo proprietário da Casa da Galeria, que irá assegurar o depósito no MIEC da coleção que contém obras de Alberto Carneiro, Paula Rego, Júlio Resende, Álvaro Siza Vieira, Mário Bismark, Ângelo de Sousa, Mário Vitória, Isaque Pinheiro, Kinga Ogórek, Mate León, Roberto Chichorro e Zulmiro Carvalho, entre outros artistas de renome internacional.

No âmbito deste contrato, além do depósito das obras, o MIEC assume a sua manutenção, preservação e segurança. Irá, também, promover a divulgação da “Coleção Augusto Pais”, designadamente através da itinerância das suas peças, integrando-as em exposições, ou da cedência temporária a instituições similares.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso é uma referência no panorama artístico internacional, notabilizado pelo acervo de esculturas ao ar livre que podem ser encontradas em vários espaços públicos da cidade e, também, pelo seu edifício-sede, inaugurado em maio de 2016, da autoria dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura.

Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5

Comentários