INICIATIVA DECORRE DE 18 A 20 DE ABRIL
A Câmara Municipal de Santo Tirso vai assinalar, entre 18 e 20 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com diversas atividades no Centro Interpretativo do Monte Padrão. O grupo Retimbrar vai fechar o cartaz com uma atuação no dia 20, pelas 18h30.
De 18 a 20 de abril, Santo Tirso vai celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com diversas atividades no Centro Interpretativo do Monte Padrão. Oficinas, percursos pedestres, atuações musicais e a apresentação de uma monografia fazem parte do programa de atividades que a Câmara Municipal preparou para celebrar a ocasião.
A programação abre, no dia 18, com oficinas de olaria dirigidas a escolas e grupos organizados, com orientação do Estúdio Escape, um estúdio de cerâmica artesanal tirsense. Já no dia 19, entre as 10h00 e as 12H30, escolas e grupos vão poder aventurar-se numa oficina de tecelagem conduzida por Fernando Pereira.
Pelas 15h30, o Centro Interpretativo do Monte Padrão vai receber a apresentação da monografia “Monte Padrão. 30 anos de investigação”. A publicação, que contou com o apoio da Rede Portuguesa de Museus e da Direção-Geral do Património Cultural, é da autoria de Álvaro de Brito Moreira e resume trinta anos consecutivos de investigação arqueológica no Castro do Monte Padrão.
Segue-se, às 16h00, uma conferência sobre “Territórios e comunidades na foz do Rio Douro entre a Proto-história e a Romanidade”, orientada por António Silva.
Já no dia 20 de abril, haverá uma caminhada de 10 km e nível de dificuldade moderado. O percurso “Castro a Castro” inicia na Citânia de Sanfins e termina no Castro do Monte Padrão. O ponto de encontro será pelas 9h00, no Largo Abade Pedrosa e o transporte fica a cargo da Câmara Municipal.
A fechar as celebrações sobem a palco, pelas 18h00, os Gaiteiros da Ponte Velha e, pelas 18h30, o grupo Retimbrar. O coletivo musical do Porto apresenta um trabalho de exploração de ritmos, canções e instrumentos tradicionais portugueses, que resulta num reportório misto de originais e reinterpretações.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 8 de abril de 1982 e, desde então, tem vindo a promover o aumento da consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar.
Ao longo dos últimos anos, o JORNAL O CORDOVENSE, tem conquistado cada vez mais leitores.
Nunca quisemos limitar o acesso aos nossos conteúdos, ao contrário do que fazem outros órgãos de comunicação, e mantivemos sempre todas as notícias, reportagens e entrevistas abertas para que todos as pudessem ler.
Mas precisamos do seu apoio. Para que possamos, diariamente, continuar a oferecer-lhe a melhor informação, assim como para podermos fazer mais reportagens e entrevistas do seu interesse.
O JORNAL O CORDOVENSE é um órgão de comunicação social independente e isento. E acreditamos que para que possamos continuar o nosso caminho, que tem sido de sucesso e de reconhecimento, é importante que nos possa ajudar neste caminho que iniciámos há dez anos.
Desta forma, por tão pouco, com apenas 1€, pode apoiar o JORNAL O CORDOVENSE. MBWAY – 919954029 NIB – 0010 0000 4687 7240 0016 5