A Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Paços de Ferreira está a desenvolver uma ação de sensibilização sobre a importância da hidratação na pessoa idosa.
Esta iniciativa tem por objetivo a realização de visitas junto dos idosos sem retaguarda familiar, através da “Unidade Móvel – Saúde em Movimento”, procurando avaliar o risco de desidratação dos nossos seniores.
A sensibilização é feita através da distribuição de águas aromatizadas, juntamente com uma breve explicação da importância da ingestão de água.
A desidratação é uma forma de malnutrição e ocorre quando há uma perda excessiva de fluidos corporais. Esta perda pode dever-se a situações de doença, exposição a temperaturas elevadas e/ou a um aporte hídrico insuficiente.
As causas mais frequentes de desidratação são a diminuição da perceção de sede, défices cognitivos, incontinência urinária e/ou dificuldades na deglutição.
As visitas domiciliárias estão a decorrer durante o mês de agosto.