
REUNIÃO ORDINIÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Realizou-se, esta quinta-feira, a primeira reunião do Conselho Municipal de Educação do atual mandato, encontro que foi presidido por Paulo Ferreira, vereador responsável por este pelouro.
Nesta reunião, para além da posse de todos os seus membros, foram discutidos um conjunto de assuntos, designadamente o Plano de Combate ao Insucesso Escolar, a descentralização de competências na Câmara Municipal, monotorização da Carta Educativa, bem como o Plano Municipal de Educação.
Foram também apresentados um conjunto de indicadores importantes para a nossa comunidade educativa e que demonstram o impacto muito positivo de algumas das medidas implementadas pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira:
REFEIÇÕES ESCOLARES GRATUITAS
750 crianças do pré escolar e 1386 crianças do 1º ciclo beneficiam deste apoio no presente ano letivo.
Relativamente ao 2º e 3º ciclos e secundário, desde o início desta medida (ano letivo de 2020/2021) já foram servidas um total de 94.479 refeições gratuitas.
Recorde-se que Paços de Ferreira é o único concelho da região e dos primeiros do país onde todas as crianças e jovens, do pré-escolar até ao 12º ano, beneficiam de refeições escolares gratuitas.
TRANSPORTE ESCOLAR GRATUITO
Esta medida, em vigor em todo o concelho desde o início do atual ano letivo, permite transportar, através dos autocarros da Câmara Municipal, todos os dias e de forma gratuita, um total de 1.075 alunos do pré escolar e primeiro ciclo.
Relativamente ao 2º e 3º ciclos e secundário, o total de passes gratuitos é de 847 e o número de comparticipados ascende a 79.
VISITAS DE ESTUDO
Através dos autocarros da Câmara Municipal, e também de forma gratuita, este ano letivo e apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia, já se realizaram 22 visitas de estudo, tendo sido transportados um total de 818 alunos.
OFERTA DE FRUTA ESCOLAR
Esta medida foi alargada também às crianças do pré-escolar, e consiste na distribuição de fruta duas vezes por semana, beneficiando 970 crianças dos jardins de infância e 1736 alunos do 1º ciclo.
REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE ESCOLAR
Por último, e relativamente ao parque escolar, foram apresentados um conjunto de intervenções recentemente concluídas ou em fase de conclusão nas EB 2,3 de Eiriz, Frazão, Paços de Ferreira e Freamunde.