Decorreu no último domingo, 2 de abril em Monte Córdova, aquele que é provavelmente o maior certame que se realiza nesta Freguesia, o Passeio Solidário.
Esta, é uma iniciativa dos Amigos do BTT de Monte Córdova que junta vários objectivos num só, aliando a prática desportiva, à promoção do que esta terra tem de melhor, ou seja as suas bela paisagens naturais, ao mesmo tempo que se apoia uma instituição.
Na edição deste ano, que para além da habitual caminhada e do BTT, a organização apresentou a novidade do Trail, sendo que a instituição comtemplada foi a Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, numa prova que contou com uma verdadeira onda solidária de 650 participantes e muitos patrocinadores que apoiaram esta nobre causa.
A organização desta jornada desportiva, para além dos 4 elementos do grupo de BTT, contou com apoio incansável do Grupo de Jovens da Paróquia cordovense e de muitos amigos que “se juntaram a nós este ano para podermos organizar e concretizar todas as ideias que fomos tendo nestes 2 meses de preparação”, como referiu ao Jornal o Cordovense, José Gonçalves da organização.
Este ano foram 650 participantes que se juntaram no local de Partida situado nas instalações da Associação Humanitária, num certame que contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, José Pedro Machado, da Junta de Freguesia de Monte Córdova representada por Andreia Correia, bem como a deputada tirsense Andreia Neto e também Diogo Fernandes, conhecido atleta de trail.
Mas como um certame desta grandeza não se consegue realizar sem apoios, José Gonçalves destacou e endereçou “um especial agradecimento ao Bazar Desportivo, Caixa de Credito Agricola, balcões de Santo Tirso e Trofa, Brindes e Companhia, Monte Córdova FC pela disponibilização dos Balneários, Rodimérito pela disponibilização das Carrinhas de Transporte, Ecoforhouse, Junta de Freguesia de Monte Córdova, Cópias e Detalhes, Bombeiros Tirsenses um especial agradecimento pela presença e disponibilidade.”
Este responsável frisou ainda “a estreita colaboração com a Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, que em conjunto connosco tentou angariar patrocínios, quer em numerário, quer em bens necessários para os reforços das 3 actividades que promovemos. Para todo a Direcção e equipa Técnica um bem haja, pois estiveram incansáveis no apoio a esta iniciativa.”
Questionado sobre nova edição no próximo ano, José Gonçalves afirma que é para repetir, estando ainda em aberto a instituição que sairá beneficiada, bem como as novidades a apresentar, pois “é um enorme prazer podermos ajudar instituições que precisam e que se colocam ao nosso lado para desenvolvermos em conjunto um evento que atrai aos nossos belos trilhos muitos participantes.”
No que respeita ao valor angariado, ronda os 3000 euros que em breve serão entregues à Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.