
Este sábado, 29 de maio foi de festa na freguesia de Figueiró, no vizinho Município de Paços de Ferreira, com a inauguração da requalificação do Complexo Desportivo do Clube Recreativo e Cultural 1º de Maio.
A inauguração foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, e contou com as presenças da presidente da Junta de Freguesia, Sónia Barbosa e dos vereadores da autarquia pacense, Paulo Ferreira, Joaquim Sousa e Júlio Morais, bem como toda a direção do emblema Figueiroense presidida por Pedro Silva.
Depois de uma pequena volta pelo novo piso sintético, o Pároco Tiago Santos benzeu as renovadas instalações, seguindo-se os discursos da praxe por parte das entidades oficiais presentes. Depois foi descerrada a placa de inauguração e no final a direção do clube prestou homenagem a Joaquim Carneiro ( Quinzinho), uma das pessoas que mais trabalhou para o clube.
O denominado Complexo Desportivo Luís Portos recebeu um piso sintético, foi construída um Nova e imponente bancada coberta e foi também requalificada toda a área envolvente.
No final Humberto Brito presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira falou em exclusivo ao Jornal O Cordovense

Relvados Sintéticos: “Assumimos o compromisso que todos os clubes do concelho irão dispor de relvado sintético e estamos a concretizar. Neste momento estão quatro em execução e em breve, mais três vão avançar, ficando a faltar outros três, mas acredito que o concelho de Paços de Ferreira terá no mais curto espaço de tempo possível todos os clubes amadores dotados destas importantes instalações desportivas.”
Investimento da Câmara Municipal nestes equipamentos: “Queremos criar todas as condições para a prática desportiva e isso tem um custo elevado, com um investimento que ultrapassa os 2,5 milhões de euros.”
Ajudas aos clubes do concelho: ” Temos trabalhado para que mesmo neste tempo pandémico os clubes possam exercer a suas atividades. Temos colaborado para que os clubes possam competir em segurança. Os testes são encargos financeiros avultados que os clubes não conseguem suportar e temos ajudado, num espírito coletivo para que ninguém fique de fora e possam continuar a praticar desporto”
Visita aos locais que vão receber relvados Sintéticos: ” Estamos a terminar as aquisições dos terrenos, a desbloquear junto da CCDR-N, pois alguns deles tinham finalidades agrícolas e ecológicas e estamos a terminar esse processo, no entanto espero que no próximo mês possamos avançar com todos os procedimentos para a realização das obras.”
Sónia Barbosa – Presidente da Junta de Freguesia de Figueiró

Renovação do Complexo Desportivo: ” É um dia difícil, estou realmente muito comovida, pois acompanhei sempre de perto esta obra e estive sempre com esta direção. É indiscutívelmente uma mais-valia para a freguesia, irá cativar mais jovens para o Clube 1º Maio, um clube que foi uma referência a nível municipal. Esteve alguns anos mais recatado mas com estas instalações vai ganhar outra vitalidade”
Apoio às associações: A Junta de Freguesia apoia todas as associações, pois achamos que são elas que mantém vivas a nossa cultura e as nossas tradições. Sempre que podemos ajudamos financeiramente e ajudamos também de outras formas. Estamos sempre presentes e disponíveis, não só para o Clube 1º de Maio, como para todas as associações da nossa freguesia”
Obras na freguesia: ” Temos feito muita coisa, para nós nem só as grandes infraestruturas são importantes. Há pequenos problemas que são tão importantes ou mais e vamos acorrendo a todas as solicitações que nos fazem. Evidentemente que o sintético é uma grande obra, não escondo o orgulho de ver concretizada uma promessa eleitoral e ter honrado o nosso compromisso. A escola também está a receber obras, mexe com toda a gente que por lá passou, vai ficar com condições magníficas e eu estou extremamente orgulhosa”





