A Câmara Municipal de Santo Tirso vai garantir, já a partir desta época desportiva, exames médicos gratuitos a todos os atletas nascidos e residentes no concelho que participam em competições federadas e não federadas. “Vamos abranger cerca de três mil atletas e, desta forma, aliviar os encargos financeiros das associações do concelho”, revelou Joaquim Couto, presidente da autarquia.
Pela primeira vez no Município de Santo Tirso, os custos relacionados com os exames médicos de aptidão física passam a ser responsabilidade da Câmara, numa medida que visa garantir um serviço de confiança e de qualidade aos três mil atletas que praticam desporto de competição no concelho.
Por outro lado, esta medida vai ainda contribuir para apoiar financeiramente as associações desportivas do concelho, uma vez que os 45 mil euros por ano gastos nestes exames passam a ser assumidos pela autarquia.
Para Joaquim Couto, esta é mais uma medida que mostra a preocupação do executivo municipal em matéria de políticas de promoção da prática desportiva, a que se somam outras já postas em prática a partir de 2013: “Relembro que alargamos o programa Santo Tirso Ativo a todas as freguesias do concelho, temos avançado com infraestruturação dos equipamentos desportivos e aumentámos os valores dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo”.
Através de um protocolo com a CESPU-Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, o Município estará em condições de apoiar não apenas os praticantes de desporto federado e de competição, bem como as associações desportivas do concelho, desonerando-os de um encargo estimado em cerca de 45 mil euros/ano.
Ao todo, em três anos, o Município de Santo Tirso já investiu cerca de cinco milhões de euros na área do Desporto.
Pelo exposto, os vereadores do PS votam favoravelmente a celebração do protocolo entre o Município de Santo Tirso e a CESPU.