HOME À conversa com...
À conversa com… Rodrigo Rossi Basto

No regresso da nossa rubrica À conversa com… é nosso convidado, Rodrigo Rossi Basto.

Rodrigo, tem 16 anos e é desde outubro de 2020 o lider da Juventude Popular de Santo Tirso.

Como é que o Rodrigo surge na política?

Eu cresci numa família que esteve sempre envolvida na política o que acabou por despertar um certo interesse pelo assunto.

Como tem sido a experiência de liderar a Juventude Popular de Santo Tirso?

Tem sido boa, porque é uma hipótese de concretizar com propostas concretas tudo aquilo que os jovens querem e pensam que faz falta no concelho.

Quais são as propostas da Juventude Popular de Santo Tirso?

Requalificação do mercado Municipal, Recuperação do Cineteatro, construção de um complexo desportivo municipal, Wi-Fi grátis nas principais ruas do concelho e diminuição da taxa de resíduos são algumas das nossas propostas.

Acha que jovens devem ser envolvidos em noções de cidadania e democracia desde cedo?

Sim sem dúvida, é importantíssimo os jovens participarem na vida política pois desta forma dão a conhecer as suas necessidades , o que pensam e o que sentem que deve melhorar/mudar na cidade, aos governantes da mesma.

Qual é que julga que deve ser o papel da política, nomeadamente da Juventude Popular na sociedade pós Covid-19?

A JP apresentará medidas de apoio ao comércio local e medidas de recuperação e apoio a todos os estudantes que necessitam fruto deste ano letivo atípico de forma a que não sejam penalizados nos exames de acesso à faculdade.

Atualmente, em Santo Tirso já existem instrumentos que incluem os jovens na política, como o orçamento participativo jovem. Achas que faria sentido também um parlamento dos Jovens e uma Assembleia Municipal para os Jovens, como já existe noutros municípios?

Na minha opinião os jovens devem participar mais nas instituições que já existem, nomeadamente na assembleia municipal, na vereação, juntas de freguesias, etc.
O parlamento dos jovens poderá ser interessante em termos de discutir ideias diferentes e medidas que os jovens acham interessante, no entanto, a meu ver é desnecessário pois não se toma medidas vinculativas…

Estamos em ano de Eleições Autárquicas, o que a JP pode fazer em Santo Tirso para envolver os jovens?

A JP irá promover debates e irá ouvir as associações de estudantes, associações recreativas, associações de jovens para perceber as suas necessidades e dessa forma influenciar o partido para que no seu programa eleitoral preveja essas mesmas necessidades.

Ter maior representatividade dos jovens no concelho será fundamental?

Pelo que disse anteriormente, é absolutamente fundamental

Como vê o surgimento de novas forças políticas em Santo Tirso, nomeadamente partidos como o PAN, o Bloco e o Chega?

Vejo isso como chamada de atenção ao partidos clássicos porque demonstra o descontentamento e o distanciamento que algumas pessoas teem com os partidos clássicos. Todavia penso que a resolução deste problema passa por uma reflexão dos partidos clássicos na sua forma de atuar

Achas que esses partidos podem fazer mossa no CDS-PP?

Sinceramente não me preocupa a existência desses partidos porque os mesmos são partidos de restos e ocasiões ou seja partidos de nichos

Como analizas a atuação da Camara Municipal neste mandato que está a chegar ao fim?

O mandato é uma continuação dos últimos anos de governação socialista. Nada de novo, sem visão de futuro…

Em tua opinião o que mais falta, não na cidade, mas também nas freguesias?

Nas freguesias, o essencial, saneamento, rede água e falta de serviços públicos . Tudo está centrado na cidade

Que mensagem passaria aos jovens de Santo Tirso?

A todos os jovens do concelho apelo para que participem na vida política sem receios e vergonha de defenderam os valores que acreditam, que se façam ouvir e que façam a diferença por Santo Tirso!
Quanto à JP estará sempre disposta a ouvir, acolher e representar os jovens em Santo Tirso!

Comentários