
Faz hoje uma semana que, no antigo Hospital da Misericórdia, passou a funcionar a Estrutura de Apoio de Retaguarda de Paços de Ferreira, espaço disponibilizado pela Câmara Municipal e destinado a doentes COVID-19. Durante esta primeira semana de funcionamento, esta estrutura recebeu um total de 23 doentes, tendo neste momento internadas 21 pessoas.
A unidade tem capacidade, nesta primeira fase, para receber até 35 doentes e destina-se a doentes internados em hospitais do distrito do Porto, com a infeção COVID-19, que, embora tendo alta clínica, são casos ativos da doença.
Em concreto, os doentes que não têm condições nas suas casas para cumprir o isolamento obrigatório, ou aqueles que, sendo provenientes de estruturas de apoio social, como lares, não têm ainda condições para voltar à instituição. Pode ainda acomodar utentes de instituições sociais, onde possam ocorrer surtos de COVID-19.
A autarquia Pacense, relembra que a Estrutura não tem Serviço de Urgência nem está aberta ao público em geral. A admissão é feita por parte da Comissão Distrital de Proteção Civil, após análise da situação.
A Estrutura de Apoio de Retaguarda de Paços de Ferreira conta, neste momento, com seis profissionais de saúde e 20 auxiliares de ação direta e de serviços gerais, além de uma diretora técnica, de acordo com os melhores rácios para práticas seguras neste tipo de infraestruturas.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira agradece a todos os profissionais o empenho e abnegação por esta causa, que é de todos, e desejamos aos doentes internados, rápidas melhoras e que possam, tão rápido quanto possível, voltar para junto dos seus.