HOME Região
Arrancaram as obras da rede ciclável que vai ligar Paços a Freamunde


As obras de construção da futura ciclovia, que ligará as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, começaram esta semana.

Estas obras, financiadas por fundos europeus, inserem-se na aposta da Câmara Municipal na melhoria da mobilidade e acessibilidade no concelho e também na promoção de boas práticas ambientais.

PROJETO INTEGRADO NO PLANO DE AÇÃO PARA A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL (PAMUS)
Este projeto integra a rede estruturante do concelho, inscrita como uma das ações no Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
Esta rede ciclável permitirá reequilibrar a distribuição do espaço público por todos os utilizadores, criando uma situação mais justa para todos aqueles que optam por não utilizar o automóvel como meio de deslocação. Garante ainda uma rede pedonal e ciclável mais consistente, coesa e segura.

PERCURSO CICLÁVEL E PEDONAL COM 2,4 KM DE EXTENSÃO
O percurso ciclável e pedonal, cuja construção agora teve início, apoia-se na rede viária existente, melhorando-a e tornando-a mais segura para peões, ciclistas e automobilistas, consolida os aglomerados urbanos e promove a qualidade ambiental resultante da utilização de transportes não poluentes nos movimentos pendulares de curta/média distância, entre os lugares de residência e as áreas potenciadoras de grandes fluxos populacionais, designadamente espaços comerciais ou de lazer.

TIPOLOGIAS DE PERFIL
A faixa ciclável será bidirecional, por forma a cumprir o critério de coerência da rede, mas também à maior segurança e atratividade proporcionadas por esta tipologia, num contexto de estímulo ao aumento da quota de utilizadores de bicicleta.

PLANTAÇÃO DE 220 ÁRVORES
Ao longo dos 2,4 km desta ciclovia, que unirá as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, serão plantadas 220 novas árvores, com uma altura mínima de 2 metros.

Comentários