HOME Região
Inaugurada estrutura de retaguarda no antigo hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira


Tal como foi anunciado, abriu esta segunda-feira, às 16h00, no antigo Hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira, a Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR) para tratamento de doentes covid e com todo o pessoal técnico necessário.

O objetivo deste espaço é libertar camas hospitalares, numa altura em que os hospitais da região enfrentam sérias dificuldades.

Esta unidade tem capacidade para receber até 35 doentes e destina-se a utentes internados em hospitais do distrito do Porto, com a infeção COVID, que, embora tendo alta clínica, não estão negativos.

Neste caso, estão especialmente os doentes que não têm condições em suas casas para cumprir o isolamento obrigatório, ou aqueles que são provenientes de estruturas de apoio social, como por exemplo, lares, cujo regresso à instituição pode colocar em perigo os demais. A mesma unidade pode ainda acomodar utentes de instituições sociais, onde possam ocorrer surtos COVID.

Todo este trabalho implicou um esforço acrescido de funcionários e colaboradores da Câmara Municipal, a quem manifestamos a nossa profunda gratidão, e de empresas que cederam gratuitamente equipamentos, nomeadamente, a JCA, a cuja administração o Executivo Municipal agradece a oferta de todos os televisores instalados nos quartos desta Estrutura de Apoio de Retaguarda.

A abertura deste equipamento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, Presidente da Comissão de Proteção Civil Distrital do Porto, Marcos Martins, Presidente do Conselho Diretivo da ARS/Norte, Carlos Nunes, Presidente do ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Hugo Lopes, Comandante Operacional Distrital, Tenente Coronel Carlos Rodrigues Alves e Presidente do Centro Distrital da Segurança Social do Porto.

Comentários