HOME SOCIEDADE
Proibida a circulação entre concelhos nos dois próximos fins de semana

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou este sábado que será proibido circular entre concelhos nos dois próximos fins de semana, devido aos feriados de 01 e 08 de dezembro. Ficam interditas as deslocações a partir das 23h do dia 27 de novembro e as 05 horas do dia 02 de dezembro, e também desde as 23 horas do dia 4 de dezembro e as 05 horas do dia 9 de dezembro. 

As restrições inserem-se no âmbito da renovação do estado de emergência, que estará em vigor entre a próxima terça-feira, 24 de novembro, e o dia 08 de dezembro. 

“Vamos ter dois feriados, ambos calham à terça-feira, e muitas vezes convidam à existência de pontes, que geram grande circulação em todo o país”, referiu o primeiro-ministro para justificar a medida. “Se há algo que já todos temos consciência, é que quanto mais nos deslocarmos, maior é o risco de transportarmos o vírus, por isso é preciso limitar a circulação”. Fora desta limitação ficam as “exceções já conhecidas, para pessoas que têm de se deslocar por motivos de trabalho”, detalhou o primeiro ministro.

As restantes restrições decididas pelo Governo vão depender do nível de risco de cada concelho. Nos concelhos de risco elevado, onde existem mais de 240 casos confirmados, mantém-se a proibição de circular na via pública entre as 23h e as 05, como até agora. Nestes concelhos irá ainda aumentar a fiscalização ao cumprimento do teletrabalho obrigatório. Mantém-se ainda a obrigação de os estabelecimentos comerciais encerrarem às 22h, e de os restaurantes e atividades culturais encerrarem às 22h30. 

Os concelhos de risco muito elevado e extremamente elevado terão regras mais duras. Nos dois próximos sábados e domingos, bem como nos feriados de 1 e 8 de dezembro, continuará em vigor a proibição de circulação na via pública e o encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13h e as 5h. Já nas vésperas de feriado, a 30 de novembro e 7 de dezembro, os estabelecimentos comerciais, incluindo os restaurantes, terão de encerrar às 15h.

Comentários