O FC Paços de Ferreira recebeu o Vitória de Guimarães, na 20ª jornada da Liga Nos. Uma partida marcada pela forte intempérie que se abateu sobre a região, com chuva e vento intensos ao longo da partida. Esse fator condicionou o jogo de ambas equipas, que se se adaptaram de forma diferente à situação.
A primeira parte teve poucas situações de perigo junto das balizas. O Vitória aproveitou o fator vento e Raphinha (30′) chegou ligeiramente atrasado a cruzamento de Hernâni. O mesmo Hernâni que, aos 37′, teve um remate forte que obrigou Defendi a ceder pontapé de canto. Já o Paços teve duas situações de perigo na área adversária, com Welthon a ser empurrado pelas costas e Bruno Santos a ser derrubado na jogada seguinte. Tiago Martins mandou seguir o jogo, retirando uma grande penalidade clara a favor dos Castores.
Na segunda parte inverteu-se o cariz do encontro. O Paços jogou a favor do vento e soube aliar esse fator à raça e qualidade que seriam decisivas para o triunfo final. Logo a abrir (49′), Pedrinho rematou muito forte e Douglas defendeu para a frente, quase permitindo a finalização de Welthon. A dupla Pedrinho / Welthon estaria em destaque mais à frente no jogo, dando expressão ao excelente sentido coletivo da equipa, desde o guarda-redes até ao ataque. Não estranhou por isso que o golo tivesse surgido para o lado dos Castores. O mister Vasco Seabra promoveu a estreia de Diego Medeiros e o avançado brasileiro na primeira vez que tocou na bola fez um centro primoroso que permitiu a Welthon adoçar a bola para o remate indefensável de Pedrinho. Foi um grande momento de futebol e os adeptos pacenses reconheceram isso pela forma efusiva como o celebraram. O golo galvanizou mais a equipa e o espírito de entreajuda foi notório na disputa de cada lance como se fosse o mais decisivo para a vitória. Aos 70′, novo momento para mais tarde recordar. Livre direto frontal à baliza de Douglas e Welthon assumiu a sua cobrança. Com uma calma impressionante partiu para a bola e colocou-a no ângulo da baliza, não dando qualquer hipótese de defesa ao guarda-redes adversário. Grande golo que merece ser visto e revisto. Foi mais um momento para celebrar em comunhão perfeita com os adeptos.
A vencer por 2-0 o Paços continuou a dominar a partida, embora o Vitória também tenha tentado o golo de honra, que lhe foi negado por uma espetacular intervenção de Rafael Defendi. O guarda-redes reagiu por instinto (75′) a um cabeceamento de Zungu na área. O Paços segurou então a vantagem e carimbou um merecido triunfo que faz a equipa subir na classificação para uma posição mais confortável. A luta continua e no sábado (11 de fevereiro) há um importante desafio no Estoril.
Estádio: Capital do Móvel
Árbitro: Tiago Martins (Lisboa), auxiliado por Nuno Pereira e Pedro Mota.
Disciplina: Cartão Amarelo: Mateus (15′); Bernard (28′); Zungu (33′); Christian (78′) e Gégé (88′).
FC PAÇOS DE FERREIRA: Rafael Defendi; Bruno Santos, Pedro Monteiro, Gégé e Christian; Mateus (Filipe Melo, 58′), Pedrinho e Vasco Rocha; Minhoca (Luiz Phellype, 80′), Welthon e Barnes Osei (Diego Medeiros, 58′).
Não utilizados: Mário Felgueiras; João Góis, André Sousa e André Leal.
Treinador: Vasco Seabra
VITÓRIA SC: Douglas; João Aurélio, Paulo Henrique, Josué e Konan; Bernard, Zungu (Texeira, 77′) e Hurtado (Joseph, 68′); Hernâni, Rafael Martins e Raphinha (Marega, 61′).
Não utilizados: Miguel; Tozé, Prince e Rúben Ferreira.
Treinador: Pedro Martins
Ao intervalo: 0-0
Resultado Final: 2-0
Marcadores: 1-0 Pedrinho (59′); 2-0 Welthon (70′).
fonte: www.fcpf.pt